Prestar assistência especializada à mulher/família no planeamento familiar, nos exames complementares de diagnóstico, de doença do foro ginecológico e senologia
Prestar assistência especializada à grávida/família na vigilância pré-natal normal e de risco, em situação de internamento, bem como nas consultas de alto risco e exames especiais de obstetrícia
Implementar/avaliar programas de intervenção no âmbito da promoção da saúde
Prestar assistência especializada à parturiente/família nos estadios de TP e parto
Participar em partos distócicos
Prestar assistência especializada à puérpera/RN/família
Promover estratégias ambientais na promoção do desenvolvimento do neonato
Participar ativamente nos cuidados a recém-nascidos com necessidades especiais
Desenvolver o Relatório Final com base na evidência científica disponível:
Serão todos aqueles que foram lecionados ao longo do 1º ano curricular e que proporcionam subsídios para o desenvolvimento de práticas especializadas em contexto de ensino clínico.
Na elaboração do relatório é de evidenciar as unidades curriculares Enfermagem da Mulher e da Família I e II, Enfermagem Avançada, Pedagogia e Supervisão Clínica e a Investigação em Enfermagem.
É uma UC integradora dos conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridos no que respeita à área de especialização e às metodologias de investigação. Desenvolve-se em unidades de cuidados de saúde primários e/ou hospitalares tendo em conta os objetivos previstos.
O estudante deve evidenciar a sua implicação no processo de aprendizagem através da realização do relatório final, assumindo uma participação efetiva, permitindo ao professor aferir competências adquiridas e/ou desenvolvidas pelo estudante. A apresentação e
discussão pública do relatório permite desenvolver e demonstrar a capacidade de comunicar os resultados da sua intervenção em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, ao longo do percurso formativo, evidenciando as competências de enfermeiro especialista e Mestre.
As horas de orientação tutorial estão destinadas ao acompanhamento do estudante na concretização do relatório final, tendo por base o
método científico. As horas de práticas de laboratório estão destinadas à prática especializada com recurso à simulação, de forma a promover a destreza. As horas de seminário estão destinadas aos momentos de partilha do trabalho desenvolvido pelos estudantes durante o ano letivo.
O estudante será orientado por um professor no progresso do relatório final, tendo por base o desenvolvimento de competências de redação, pesquisa, pensamento crítico e reflexivo.
Camargo J, Néné M, Grande C, [et al]. (2020) The Use of Birth Plan to Support Waterbirth: A Qualitative Approach. J Gynecol Res Obstet 6(2): 024-030. DOI: https://dx.doi.org/10.17352/jgro.000081
Camargo J, Varela V, Ferreira F, Chofakian C, Matos N, Néné M; Araújo [et al]. Perineal outcomes and its associated variables of water births versus non-water births: a cross-sectional study. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 2020, 19 (4): 777-786.
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Camargo J, Néné M, Grande C, [et al]. Third stage of waterbirth: observational study. BMC Health Services Research 2018, 18 (Suppl 2): 21 https://doi.org/10.1186/s12913-018-3444-8
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Néné M, Marques R, Batista M. Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. Lisboa: Lidel; 2016.
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