Os estudantes deverão ser capazes de:
1) Discutir os conceitos centrais e as componentes específicas da documentação de enfermagem na informação em saúde.
2) Desenvolver conhecimentos e habilidades na utilização de taxonomias, em particular a CIPE, na descrição das práticas de enfermagem.
3) Discutir aspetos éticos e deontológicos na relação enfermeiro/cliente.
4) Relacionar a utilização do processo de enfermagem com a ação profissional de enfermagem.
5) Demonstrar conhecimentos, habilidades e capacidades relacionadas com intervenções de enfermagem no domínio de técnicas e procedimentos.
Competências a desenvolver
A unidade curricular contribui com conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores (Cf. https://cutt.ly/ag7ifqt) no que respeita: Competências Gerais Instrumentais – 1,4,6 & 11; Competências interpessoais - 14, 18, 19 & 20; Competências Gerais Sistémicas –22; Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais/Ordem dos Enfermeiros – A1 (2); A2 (8,9 & 12); B1(20,23,25,26,29 & 30); B3 (44,45,48,52,55 & 58); B4 (62); C1 (83); C3 (96).
1-O processo de enfermagem como metodologia para a ação profissional
1.1-Da recolha de dados à tomada de decisão diagnóstica
1.2-Da prescrição das intervenções de enfermagem à avaliação de resultados
2-Avaliação de Saúde e Exame Físico
3-Documentação dos cuidados de enfermagem (CIPE)
4-Aspetos Deontológicos e Éticos na relação enfermeiro/cliente
5-Intervenções de enfermagem no domínio dos processos corporais: procedimentos e técnicas
5.1-Processos do sistema gastrintestinal (Entubação nasogástrica)
5.2-Processos do sistema musculosquelético (Posicionamentos na cama/cadeira;Exercício;transferência;Marcha)
5.3-Processos de resposta física: sinais vitais
5.4-Processos do sistema regulador
6-Intervenções de enfermagem no domínio do comportamento: procedimentos e técnicas
6.1-Autocuidado cuidar da higiene pessoal (preparação da cama;banho;higiene oral)
7-Intervenções de enfermagem no domínio do processo de morte: procedimentos e técnicas.
Nesta Unidade Curricular privilegiar-se-ão abordagens teórico práticas e práticas com recurso a metodologias participativas e ativas em que os estudantes possam: utilizar de bases de dados de informação científica em pesquisa orientada no que se refere a tópicos e textos relevantes para a unidade curricular; discutir sobre documentos relacionados com os conteúdos da unidade curricular; realizar trabalhos de grupo referentes a tópicos constantes no programa da unidade curricular; realizar de ateliers de prática simulada; visualizar filmes e outros materiais multimédia. Durante a lecionação das aulas promover-se-á avaliação formativa, de modo a que a introdução de novos conteúdos e metodologias, garanta a consolidação prévia de conceitos fundamentais.
× Conselho Jurisdicional (2010). Segurança da Informação em Saúde e Sigilo Profissional em Enfermagem. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros.
× Doenges, M. & Moorhouse, M. (2010). Aplicação do Processo de Enfermagem e do Diagnóstico de Enfermagem. Um texto interactivo para o raciocínio diagnóstico, 5ª ed. Loures: Lusociência.
× International Council Of Nurses (2015). CIPE versão 2015: Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros disponível em https://www.ordemenfermeiros.pt/pesquisa-conteudos/?search_field=CIPE
× Ordem dos Enfermeiros (2005). Código Deontológico do Enfermeiro: dos comentários à análise de casos. Lisboa, Ordem dos Enfermeiros.
× Pereira, F. (2009). Informação e Qualidade do Exercício Profissional dos Enfermeiros. Coimbra: Formasau.
× Potter, Patrícia A.; Perry, Anne Griffin (2006). Fundamentos de enfermagem: conceitos e procedimentos. 5ª ed. Loures: Lusociência.
× Veiga, Bárbara S. et al. (2011). Manual de normas de Enfermagem. Procedimentos técnicos. 2ª ed. revista. Lisboa: ACSS.
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