Educação para a Saúde em Enfermagem

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Objetivos

1. Analisar os conceitos de educação, de ensino, de aprendizagem e de Educação para a Saúde (EpS) assim como a sua inter-relação;
2. Reconhecer a importância da EpS como estratégia de promoção de saúde e como contributo na melhoria dos níveis de literacia em saúde;
3. Reconhecer o potencial da Educação para a Saúde nas intervenções de enfermagem
4. Compreender a importância das Teorias de Aprendizagem e Modelos Pedagógicos na prática de Educação para a Saúde;
5. Desenvolver competências científicas e pedagógicas no planeamento, execução e avaliação de uma ação formativa em saúde.

A unidade curricular contribui para a construção de conhecimentos, habilidades e capacidades para o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores (Cf. https://cutt.ly/ag7ifqt )  no que respeita: Competências Gerais Instrumentais – 1, 2, 3, 4, 5, 6, 9 &12; Competências Gerais Interpessoais – 13, 14, 18 &19; Competências Gerais Sistémicas– 21, 22, 25; Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais– B1 (20, 21, 22, 23, 25, 26, 29, 38); B2 (32, 33, 34, 36, 41, 42, 43); B3 (44, 45, 46); B4 (62, 63, 64, 65, 66); C1 (85); C2 (89)

Programa

1. Marco conceptual da Educação para a Saúde: análise e evolução dos conceitos centrais e sua aplicabilidade à Enfermagem
2. O foco da Educação para a Saúde: objeto de estudo e intervenção
3. O enfermeiro como educador para a saúde no século XXI
4. O perfil de educador para a saúde
5. Literacia em saúde: conceito, níveis de literacia e competências em literacia em saúde
6. Teorias de Aprendizagem e Modelos Pedagógicos com aplicação em Educação para a Saúde
6.1 Teorias de Aprendizagem (Comportamentalista/Behaviorista; Cognitiva; Construtivista e Humanista)

6.2 Modelos Pedagógicos (Aprendizagem social; Crenças da Saúde; Transteórico ou de Prochaska e Empowerment)

Metodologia de planeamento e implementação da formação
7.1 Da recolha de dados à tomada de decisão diagnóstica

7.2 Identificação dos focos de atenção (problemas de saúde e/ou necessidades em saúde)

7.3 Definição de metas e objetivos pedagógicos

7.4 Métodos e técnicas pedagógicas

7.5 Estratégias e recursos

7.6 Avaliação da aprendizagem e da formação

8. Simulação pedagógica final

Métodos de ensino

Nesta Unidade Curricular as horas de caráter teórico pretendem enquadrar e explorar os conceitos fundamentais da unidade curricular que se relacionam com a Educação para a Saúde através sessões expositivas de lecionação de conteúdos com recurso à projeção de meios audiovisuais e ao questionamento ativo dos estudantes com a finalidade de os estimular a participar e de os fazer refletir sobre os conteúdos lecionados. (adaptado ao ensino à distancia)

Na abordagem teórico-prática com o recurso aos métodos participativos e ativos pretende-se que os estudantes possam recolher, partilhar, refletir e problematizar informação que lhes dê suporte ao planeamento, desenvolvimento e avaliação de uma sessão de Educação para a Saúde.

As horas de carater prático preconizam o planeamento a execução e avaliação em grupo de uma sessão educativa.

Bibliografia

Direção Geral de Saúde. (2019). Manual de boas práticas literacia em saúde-capacitação dos profissionais de saúde. Lisboa: DGS.

Freitas, L. (2013). Necessidades de formação em educação para a saúde em contexto escolar: Contributos para os currículos de enfermagem. (Tese de Doutoramento em Educação). Ponta Delgada: Universidade dos Açores.

Lefrançois, G. (2016). Teorias de Aprendizagem: o que o professor disse. S. Paulo: Cengage Learnig Editores.

Pérez, JC; et al. (2017). Psicologia y Educación para la Salud. Edita: SCINFOPER.

 Direção Geral de Educação; Direção Geral de Saúde. (2017). Referencial de educação para a saúde. Lisboa: DGE & DGS.

Taylor, N., Quinn, F., Littledyke, M., Coll, R.K. (Eds.). (2012). Health Education in Context: An International Perspective on Health Education in schools and local Communities. Boston: Sense Publishers.

https://www.sensepublishers.com/media/2351-educating-for-sustainability-in-primary-schools.pdf

World Health Organization, Regional Office for the Eastern Mediterranean (‎2012). ‎Health education: theoretical concepts, effective strategies and core competencies: a foundation document to guide capacity development of health educators. WHO. https://apps.who.int/iris/handle/10665/119953.

Código

0106013

ECTS

3

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 12 horas
  • Teóricas - 10 horas
  • Teórico-Práticas - 20 horas

Método de Avaliação

  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 60%
  • Trabalho individual escrito : 40%