Enfermagem de Família

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Objetivos

1) Problematizar a enfermagem de família tendo em conta o seu enquadramento disciplinar e profissional

2) Discutir os diferentes conceitos do metaparadigma de enfermagem de família

3) Perspetivar a família na sua unicidade e como um sistema integrado em sistemas mais amplos num contexto desenvolvimental ecossistémico.

4) Discutir o funcionamento e desenvolvimento da família no seu ciclo vital e nas suas transições normativas e não normativas

5) Demonstrar conhecimentos e habilidades relacionadas com a ação profissional de enfermagem de família no sentido da promoção/manutenção do seu projeto de saúde.

Programa

Enfermagem de família: percursos e contextos
Enquadramento internacional e nacional
Referencial epistemológico e fontes teóricas
Metaparadigma da Enfermagem de Família: conceitos e definições
Família
Conceito e evolução
Estrutura, função e processo familiar
Comunicação e competência familiar
Saúde familiar
Conceito e evolução
Dimensões ecológicas da saúde familiar
Fatores condicionantes da saúde da família
Indicadores de saúde familiar
Ambiente familiar
Conceito e evolução
Níveis estruturais: do micro ao macro sistema
Redes sociais: tipos e funções
Cuidados de enfermagem à família
Conceito e evolução
Padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem à família
Transições familiares
Transições normativas e não normativas:
Transições desenvolvimentais
Ciclos evolutivos, mudança e crise
Crescimento e desenvolvimento
Ciclo vital da família
Transições saúde/doença
A família e os processos de saúde/doença: coping familiar
Transições situacionais
Violência familiar
Exclusão social
A dependência no autocuidado
Da avaliação à Intervenção na família
Das áreas de atenção à avaliação de resultados
Instrumentos de avaliação Familiar:
Genograma/cronograma
Ecomapa
Escalas de avaliação do processo famíliar

Métodos de ensino

Utilização de bases de dados de informação científica em pesquisa orientada no que se refere a tópicos e textos relevantes na área da enfermagem de família.

Discussão de artigos relacionados com os conteúdos da unidade curricular, nomeadamente através de trabalhos em grupo.

Realização de atividades de prática simulada, no sentido do desenvolvimento de habilidades cognitivas no âmbito do processo de tomada de decisão sobre os cuidados de enfermagem à família.

Durante a lecionação das aulas promover-se-á a avaliação formativa, de modo a que a introdução de novos conteúdos e metodologias garanta a consolidação prévia de conceitos fundamentais.

Bibliografia

Elsen, I.; Althoff, C. & Manfrini, G. (2011). Saúde da Família: desafios teóricos. Família, Saúde e Desenvolvimento, Curitiba, v.3, n.2, p.89-97.

Figueiredo M., & Martins M. (2010). Avaliação Familiar: Do Modelo de Calgary de Avaliação da Família aos focos da prática de enfermagem. Ciência, Cuidado e Saúde, Jul/Set; 9 (3), 552-559

Figueiredo, M. H. (2012). Modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar: uma abordagem colaborativa em enfermagem de família. Loures: Lusociência.

Kaakinen, J.; Gedaly-Duff, V.; Coehlo, D.;, Hanson, S. (2010). Family Health Care Nursing. Theory,Practice and Research. 4th ed, Philadelphia: FA Davis Company.

Santos, M. L. V. A. (2012) Abordagem Sistémica do Cuidado À Família: Impacto no Desempenho Profissional do Enfermeiro. Tese de doutoramento apresentada à Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Doutor em Enfermagem

Código

0105851

ECTS

3

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 13 horas
  • Teóricas - 11 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Métodos de Ensino: 100%