Os principais objectivos são os seguintes: dar a conhecer aos alunos os principais desenvolvimentos, a nível nacional e internacional, relacionados com a Geopolítica e a Geoestratégia, assim como os conceitos e teorias mais significativas no que diz respeito à Geopolítica e à Geoestratégia. Os alunos têm de ler uma bibliografia específica com o objectivo de prepararem os seminários.
Imperialismo, globalização e Geopolítica; A Geopolítica durante a Primeira Guerra Mundial; A Geopolítica Imperial; a Geopolítica durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria; A Geopolítica da Nova Ordem Mundial.
Em primeiro lugar, o docente faz, em cada aula, uma intervenção inicial por forma a fazer o enquadramento geral. Depois, solicita a TODOS os alunos as suas intervenções acerca da matéria que se está a abordar, a fim de se poder incentivar o diálogo, não apenas entre o docente e os alunos, mas também entre estes. A avaliação é feita com base num trabalho escrito que é apresentado formalmente e discutido no final do semestre.
ALMEIDA, Políbio Valente de, Ensaios de Geopolítica, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa, 1994;
ANDRADE, Luís, A Importância Geoestratégica dos Açores na Política Externa Portuguesa durante a Segunda Guerra Mundial, Universidade dos Açores, Ponta Delgada, 1988;
BLOUET, Brian W., Geopolitics and Globalization in the Twentieth Century, Reaktion Books, London, 2001;
BONIFACE, Pascal, Atlas das Relações Internacionais, Plátano,Lisboa, 1997;
BRZEZINSKI, Zbigniew, Strategic Vision- America and the Crisis of Global Power, Basic Books, New York, 2012;
FALK, Richard, A., The Declining World Order - America’s Imperial Geopolitics, Routledge, New York, 2004;
TUATHAIL, Gearóid, DALBY, Simon, The Geopolitics Reader, Routledge, New York and London, 2001.
03000780
9