1. Identificar os fundamentos didáticos do ensino e da aprendizagem de TIC/Informática no Ensino Secundário e na Educação e Formação de Jovens e Adultos.
2. Identificar e analisar criticamente a investigação publicada internacionalmente sobre ensino e aprendizagem de TIC/Informática no Ensino Secundário e na Educação e Formação de Jovens e Adultos.
3. Planear de modo didaticamente fundamentado o ensino de TIC/Informática no Ensino Secundário e na Educação e Formação de Jovens e Adultos.
4. Usar e avaliar métodos de ensino e ferramentas diversificadas para ensinar TIC/Informática no Ensino Secundário e na Educação e Formação de Jovens e Adultos.
5. Avaliar a qualidade das aprendizagens, com base na investigação didática.
6. Refletir sobre a prática profissional, numa perspetiva de desenvolvimento profissional informado elo conhecimento e investigação didático.
A. A importância das TIC e da Informática no Ensino Secundário e na Educação e Formação de Jovens e Adultos.
B. A investigação sobre ensino e aprendizagem de TIC/Informática no Ensino Secundário e na Educação e Formação de Jovens e Adultos e recomendações de instituiçõesinternacionais de referência (ACM, IEEE, UNESCO, UE).
C. Documentos definidores do currículo oficial para o Ensino Secundário e para a Educação e Formação de Jovens e Adultos.
D. Planear o ensino de TIC e de Informática no Ensino Secundário e na Educação e Formação de Jovens e Adultos.
E. Conteúdos a abordar no Ensino Secundário e na Educação e Formação de Jovens e Adultos.
F. Atividades e ferramentas para o ensino e aprendizagem de TIC e Informática no Ensino Secundário e na Educação e Formação de Jovens e Adultos.
G. Gestão e avaliação do ensino e da aprendizagem de TIC/Informática no Ensino Secundário e na Educação e Formação de Jovens e Adultos.
Esta UC tem aulas com momentos de intervenção estruturada por parte do docente, momentos de debate coletivo e em pequeno grupo em torno das questões em estudo, tendo por base documentos produzidos pelos alunos e materiais de apoio à unidade curricular. Tem igualmente aulas onde é privilegiado o trabalho do aluno, nomeadamente apresentando e discutindo trabalhos relacionados com situações de ensino e de aprendizagem de TIC/informática.
A avaliação consiste na realização e discussão de 2 trabalhos:
T1. Trabalho a pares - Elaboração e apresentação fundamentada da planificação de uma sequência didática de aulas de TIC/Informática para o Ensino Secundário.
T2. Trabalho individual – Análise de pelo menos 2 artigos científicos da área da didática da informática, sobre tendências atuais ou boas práticas na área, cuja escolha está sujeita à aprovação dos docentes da UC.
A classificação final (CF) é calculada por: CF = 0,5 * T1 + 0,5 * T2
Simmons, C., & Hawkins, C. (2015). Teaching Computing. London, England: SAGE Publications.
Lau, W. (2017). Teaching computing in secondary schools: A practical handbook. London, England: Routledge.
Connell, A., Edwards, A., Hramiak, A., Rhodes, G., & Stanley, N. (2014). A practical guide to teaching computing and ICT in the secondary school (2nd ed.). London, England: Routledge.
Cravino, J.P. (2018). Uso de Narrações Multimodais na investigação em Didática de Ciências e Tecnologia. In J. Bernardino Lopes, C. Viegas, & A. Pinto (Eds.), Melhorar Práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia (pp. 59-70). Lisboa: Edições Sílabo. ISBN 978-972-618-944-2
Cravino, J.P. (2017). Planning Teacher Mediation in Science and Technology Lessons. In J. B. Lopes, J. P. Cravino, E. de Souza Cruz, & A. Barbot (Eds.), Teaching Science: Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development (pp. 45-59). New York: Nova Science Publishers. ISBN 978-1-53612-361-6
02015998
6