Com esta unidade curricular pretende-se familiarizar os estudantes com alguns dos principais instrumentos conceptuais da sociologia da educação e exercitar a sua imaginação sociológica relativamente à realidade educativa.
De forma mais específica pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- Reconhecer a especificidade da abordagem sociológica das questões educativas;
- Analisar a realidade educativa, nas suas múltiplas dimensões, enquanto realidade complexa, a partir dos instrumentos concetuais da sociologia;
- Desenvolver a reflexão objetiva, crítica e fundamentada sobre questões da educação;
- Caracterizar a emergência e o desenvolvimento dos sistemas educativos modernos;
- Compreender a relação dos sistemas educativos com as estruturas sociais;
- Identificar os mecanismos relativos ao funcionamento interno dos contextos escolares com impacto na seleção escolar e sucesso educativo dos alunos;
- Identificar e problematizar os processos e os obstáculos na relação das famílias com as escolas;
- Problematizar a socialização escolar, em confronto com outras formas de socialização, concetualizando as crianças e jovens enquanto atores plurais.
1. Objeto e abordagem da sociologia da educação
2. Modernidade, constituição da escola de massas e evolução dos sistemas educativos
3. Desigualdades sociais face à escola
4. Mecanismos do contexto escolar na fabricação do sucesso educativo
5. Famílias, meios sociais e relação com a escola
6. Crianças e jovens e suas experiências escolares
Os conteúdos serão trabalhados através de estratégias teórico-práticas, incluindo a exposição oral de conteúdos da responsabilidade da docente, acompanhada por momentos de questionamento e debate na aula, de forma a enquadrar conceptualmente as temáticas. Recorrer-se-á, também, à realização de trabalhos práticos em grupo, baseados na análise crítica e fundamentada de textos (jornalísticos, etc.) e/ou vídeos (documentários, entrevistas, etc.), mobilizando o conhecimento da sociologia da educação, através da bibliografia recomendada.
O trabalho a desenvolver pelos alunos incide na leitura de bibliografia; na resolução de trabalhos práticos em grupo; na participação oral nas aulas; e na preparação e resolução de um teste de avaliação individual.
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