1.Introdução à Didáctica do Estudo do Meio: O Estudo do Meio como eixo de uma abordagem interdisciplinar e da integração de saberes / 2.Perspectivas actuais para o Estudo do Meio: O carácter interdisciplinar e integrador do Estudo do Meio como promotor do desenvolvimento de competências que integram o saber, o saber-fazer e o saber-ser; Leitura crítica e fundamentada dos programas curriculares / 3.Elaboração,desenvolvimento e regulação de projectos educacionais em Estudo do Meio: Programação de experiências de aprendizagem/actividades e elaboração de materiais didácticos; Avaliação de processos e produtos / 4.Algumas estratégias e metodologias promotoras da (re)construção do conhecimento: A importância do jogo e de outras actividades de natureza prática e experimental / 5.Comunicação e Estudo do Meio: O papel e a natureza da linguagem no contexto do Estudo do Meio / 6.Meios e recursos para o ensino aprendizagem do Estudo do Meio.
Paralelamente a alguns momentos de exposição teórica serão privilegiadas as seguintes actividades de aprendizagem: Análise e crítica das orientações curriculares vigentes; reflexão individual ou em grupo e discussão orientada pelos docentes da disciplina; análise, crítica e discussão de contributos provenientes da investigação educacional; planificação e execução de actividades; análise e crítica de recursos didácticos e metodologias relacionadas com o Estudo do Meio. A avaliação formativa terá em conta a participação dos formandos nas diferentes actividades. A avaliação sumativa: Ponderações para a atribuição da classificação final da disciplina:
Reflexões escritas individuais sobre fundamentos teóricos da disciplina e/ou metodologias e recursos didácticos (40%) e realização de uma prova escrita (60%).
Cachapuz, A., Praia, J. & Jorge, M. (2002). Ciência, Educação em Ciência e ensino das Ciências. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Cardoso, C. (1988). Em direcção à História através do meio: um trajecto indispensável no Ensino Básico. O Professor (104), 19-24.
Charpak, G. (Dir) (1988). Crianças, investigadores e cidadãos. Lisboa: Instituto Piaget.
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Harlen, W. (1994). Enseñanza y aprendizage de las ciencias. Madrid: Ediciones Morata.
Márquez, A. (2008). El uso de maquetas en el proceso de enseñanza aprendizaje del sistema nervioso. Alambique, 58, 67-76.
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Mattoso, J. (1999). A função social da História no mundo de hoje. Lisboa: Associação de Professores de história.
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