1) Aprofundar conceitos fundamentais à abordagem dos temas matemáticos que figuram nos programas e
orientações curriculares para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico;
2) Desenvolver o gosto pela Matemática e pela redescoberta de relações e de factos matemáticos;
3) Refletir sobre fatores determinantes no sucesso do ensino da Matemática, tais como a importância de se investir no rigor das definições e do raciocínio matemático, no conhecimento de factos e procedimentos, numa adequada
passagem do concreto para o abstrato, sem se saltar etapas, e no desenvolvimento da comunicação matemática e de estratégias de resolução de problemas, entre outros aspetos;
4) Aplicar ferramentas matemáticas na resolução de situações problemáticas que se enquadrem na área de
formação do aluno;
5) Desenvolver a capacidade de pesquisa, a criatividade e a autonomia;
6) Experimentar recursos didáticos adequados ao ensino dos tópicos em estudo
1. A Matemática do Pré-Escolar
1.1. Propriedades e critérios de classificação. Correspondências e associações
1.2. Cardinalidade, ordinalidade e escrita dos numerais. Adições e subtrações
1.3. Figuras do plano e sólidos geométricos. Orientação espacial. Unidades de medida
1.4. Recolha e interpretação de dados em tabelas e gráficos
1.5. Descoberta e construção de padrões
1.6. O método de Singapura
1.7. Jogos e materiais manipuláveis. Matemática do quotidiano infantil
2. A Matemática do 1º Ciclo
2.1. Os grandes temas: números e operações; geometria e medida; organização e tratamento de dados
2.2. O raciocínio algébrico
2.3. As capacidades transversais: raciocínio matemático, resolução de problemas e comunicação matem. A matemática como um todo coerente e a promoção do conhecimento de factos e procedimentos
2.4. Exploração de tarefas que promovam a articulação de temas entre os quatro anos de escolaridade
2.5. Aplicações da Mat. Fundamental
Aulas Teórico-Práticas e Sessões de Orientação Tutorial – Os temas serão discutidos e explorados detalhadamente mediante a resolução de problemas e exercícios, utilizando recursos adequados a cada situação.
A unidade curricular beneficiará da utilização da plataforma Moodle de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores, assim se potenciando a realização de atividades assíncronas.
Avaliação – Propõe-se para cada um dos dois capítulos, uma prova escrita de frequência (50%) e um trabalho de grupo (50%); ou, em alternativa, um exame final.
Aharoni, R. (2008). Aritmética para pais: um livro para adultos sobre a matemática das crianças. Gradiva.
Breda, A. et al. (2011). Geometria e Medida no Ensino Básico. ME-DGIDC.
Long, C. & DeTemple, D. (2006). Mathematical Reasoning for Elementary Teachers. Pearson Education.
Ma, L. (2008). Aprender e Ensinar Matemática Elementar. Gradiva.
Maia, J. S. (2009). Aprender... Matemática do Jardim-de-Infância à Escola. Porto Editora.
Migueis, M. & Azevedo, M. (2007). Educação Matemática na Infância: Abordagens e desafios. Edições Gailivro.
Palhares, P. (Coord.) (2004). Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lidel–Edições Técnicas.
Palhares, P., Gomes, A. & Amaral, E. (Coord.) (2011). Complementos de Matemática para Professores do Ensino
Básico. Lidel–Edições Técnicas.
Pimentel, T. et al. (2010). Matemática nos Primeiros Anos. Texto Editora.
Ponte, J. P. et al. (2009). Álgebra no Ensino Básico. MEC.
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