Laboratório de Cognição Humana

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Objetivos

A Unidade Curricular (UC) de Laboratório de Cognição Humana tem como objetivos a tomada de contacto com as práticas e processos de investigação em Psicologia Experimental. Nesta UC, conhecem-se e aprofundam-se métodos de revisão de literatura científica, conceptualização de um problema científico, desenho de um procedimento experimental em Cognição Humana, atenção a fatores relacionados com a ética na investigação, aplicação de uma experiência em contexto laboratorial, análise de dados, e escrita de um artigo científico.

Como objetivo secundário, a UC de Laboratório de Cognição Humana permite o aprofundar de conhecimentos e princípios de cognição humana, nomeadamente da perceção, atenção e memória.

A UC visa fundamentalmente desenvolver um espírito crítico e científico quanto à construção de conhecimento em Psicologia e noutras áreas em geral. No final, o aluno deve ser capaz de compreender todo o processo de construção de conhecimento em Cognição Humana.

Programa

1) Como escrever e apresentar dados científicos em Psicologia Experimental

2) Conceptualização de um problema científico em Psicologia Experimental

3) Elaboração de um projeto de investigação

4) Ética e deontologia na investigação científica e Plágio académico

5) Escrita do relatório científico

6) Apresentações científicas

Métodos de ensino

A Unidade Curricular em Laboratório de Cognição Humana tem como métodos de ensino o trabalho independente e em grupo em tarefas pré-definidas. Os momentos expositivos são auxiliados pelo uso de diapositivos e de computadores individuais. O trabalho decorre tanto em sala de aula (on-line), como independentemente em grupos.

Bibliografia

Ellis, H. & Hunt, R. (1983). Fundamentals of human learning and cognition (3rd Edition). Dubuque, Iowa: William C. Brown Company Publishers.

Gordier, F., Gaonnach, D. (2006). Aprendizagem e memória. São Paulo: Loyola.

Hunt, R. (2003). Fundamentals of cognitive psychology (7th Edition). New York: McGraw-Hill Book Company.

Jou, G., & Sperb, T. (2003) Abordagem do processamento da informação dentro da psicologia cognitiva. Psico, 34(1), 159-180.

 Levitin, D. (2002). Foundations of cognitive psychology. Boston: Mass. Institute of Technology.

Sternberg, R. (2000). Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed Editora.

Solso, R. (2001). Cognitive psychology. Boston: Alyn & Bacon.

Tijus, C. (2003). Introdução à psicologia cognitiva. Lisboa: Climepsi Editores.

Código

0105715

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Trabalho de Grupo : 70%
  • Trabalho Individual (4): 30%