Psicologia do Desenvolvimento da Criança

« Voltar

Objetivos

1. Adquirir conhecimentos acerca das principais teorias do desenvolvimento infantil.

2. Adquirir noções sobre o desenvolvimento infantil nas suas dimensões física e psicomotora, cognitiva, afetiva, social e moral.

3. Identificar fatores que intervêm no desenvolvimento, compreendendo como se conjugam.

4. Interpretar os comportamentos manifestados pelas crianças em função dos conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil.

5. Identificar os contextos de interação da criança e a sua relevância para o seu desenvolvimento.

 6. Desenvolver competências de observação, pesquisa e reflexão.

Programa

1. Enquadramento, história, objeto e métodos de investigação.

2. Conceitos, teorias e fatores do desenvolvimento

2.1. Conceito de desenvolvimento

2.2. Teorias do desenvolvimento

2.3. Fatores responsáveis pelo desenvolvimento e sua interação

2.4. Conceitos de período de desenvolvimento, fase e estádio.

 

Desenvolvimento na Infância

3. Desenvolvimento físico e psicomotor

4. Desenvolvimento cognitivo

4.1. Períodos e aquisições do desenvolvimento cognitivo da criança

4.2. O desenho infantil e o jogo

5. Desenvolvimento afetivo e psicossocial

5.1. A vinculação

5.2. Desenvolvimento social e emocional

6. Desenvolvimento moral

7. A criança nos seus contextos de desenvolvimento (família, escola)

Métodos de ensino

Aulas de cariz teórico/expositivo e teórico-prático com recurso a meios audiovisuais.

Visionamento de vídeos e discussão.

Trabalhos em pequenos grupos.

Análise e discussão de artigos científicos/textos.

Exercícios práticos.

Bibliografia

Bee, H. (2009). Lifespan development. Pearson International Edition.

Berk, L. (2006). Child development (7th ed.). Pearson.

Brown. K. W., Cozby, P. C., Kee, D. W., & Worden, P. E. (1999). Research methods in human development (2nd ed.). Mayfield Publishing Company.

Lee, K. (2000). Childhood cognitive development. Blackwell.

Lourenço, O. M. (1998). Psicologia de desenvolvimento moral. Teoria, dados e implicações (2ª ed.). Almedina.

Lourenço, O. M. (2002). Psicologia de desenvolvimento cognitivo. Teoria, dados e implicações (2ª ed.). Almedina.

Miller, P. H. (1993). Theories of developmental psychology (3rd ed.). W. H. Freman.

Papalia, D. E., & Feldman, R. D. (2012). Human development (12th ed.). McGraw-Hill.

Schaffer, D. R. (2005). Psicologia do desenvolvimento? Infância e adolescência. Thomson.

Smith, P. K., Cowie, H., & Blades, M. (2015). Understanding children's development (6th ed.). John Wiley & Sons.

Código

0104893

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência: 35%
  • 2.ª Frequência: 35%
  • Ficha Prática : 15%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 15%