Hermenêutica da Criatividade

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Objetivos

1- Promover a leitura de obras fundamentais para o estudo e reflexão dos temas propostos no programa.
2- Adquirir uma linguagem filosófica precisa.
3- Incrementar o trabalho de reflexão e de crítica.
4- Compreender a importância da criatividade no mundo contemporâneo e suas implicações no domínio filosófico e científico.

Programa

Este programa engloba desde as teorias da imaginação às teorias do texto passando pelas diretrizes metodológicas da interpretação, e terminando com um ponto sobre a fenomenologia hermenêutica de Paul Ricoeur

Métodos de ensino

Seminários teórico-práticos dos textos fundamentais a serem trabalhados e inteleccionados baseados nos métodos hermenêutico e argumentativo.

- Avaliação contínua
- Elaboração de um trabalho crítico sobre uma temática escolhida

Bibliografia

AGOSTINHO, S.; ESPINOZA; HEGEL; DILTHEY; NIETZCHE, Textos de Hermenêutica, Rés Editora, Porto, Setembro, 1984.
CASTRO, Maria Gabriela, “Ricoeur y la explicitación ontológica del postulado de la referencia. El ejemplo de Sócrates, filósofo y poeta” in Agora – Papeles de Filosofia, vol 25, nº 2, Servizo de Publicacións da Universidad de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, 2009 pp. 75-86.
RICOEUR, Paul, Philosophie de la volonté II : 2. La symbolique du Mal, Aubier-Montaigne, 1960 (1988).
Le Conflit des Interprétations, Ed. du Seuil, Paris, 1969.
Interpretation theory: discourse and the surplus of meening, Texas Christian Univ. Press, Texas, 1976.
A Metáfora Viva, Ed. Rés, Porto, 1983
Temps et Récit, I, Ed. du Seuil, Paris, 1983.
Temps et Récit, II, Ed. du Seuil, Paris, 1984.
Temps et Récit, III, Ed. du Seuil, Paris, 1985.
Du texte à l’action, Ed. du Seuil, Paris, 1986.
Da Metafísica à Moral, Instituto Piaget, Lisboa, 1998.

Código

0200706

ECTS

7.5

Aulas

  • Teóricas - 20 horas
  • Teórico-Práticas - 20 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Métodos de Ensino: 100%