A disciplina tem três grandes objetivos. O primeiro objetivo (I) é o de dotar os alunos da capacidade para identificar e caracterizar genericamente os grandes períodos em que a literatura inglesa naturalmente se subdivide, bem como para evidenciar as relações que se estabelecem entre eles e os períodos histórico-culturais do Mundo Moderno Romântico-Cristão. O segundo objetivo (II) é o de munir os alunos da capacidade para identificar e caracterizar os mais significativos antecedentes literários do Legado Isabelino, bem como para os correlacionar com este último. O terceiro (e mais fundamental) objetivo (III) é o de tornar os alunos capazes de identificar, caracterizar e descrever as marcas comuns e particulares das obras literárias de maior grandeza e destaque do Período Isabelino, bem como de correlacionar essas mesmas marcas com as grandes determinantes histórico-culturais do próprio Período Isabelino.
O programa da disciplina é formado por dois grandes núcleos. O primeiro (1) intitula-se "Antecedentes" e subdivide-se em três alíneas: (i) os grandes períodos da literatura inglesa e sua relação com a periodização histórico-cultural do Mundo Moderno Romântico-Cristão; (ii) visão sinóptica da literatura anterior à Época Isabelina; (iii) visão sinóptica da obra de Geoffrey Chaucer e estudo sumário de "The Canterbury Tales". O segundo núcleo (2) intitula-se "A Época Isabelina" e subdivide-se em quatro alíneas: (i) o contexto histórico-cultural (político, religioso, social e intelectual) da literatura Isabelina; (ii) a obra "The Faerie Queene", de Edmund Spenser; (iii) a obra "Doctor Faustus", de Christopher Marlowe; (iv) visão geral das obras de William Shakespeare e estudo aprofundado (a) da peça histórica "Richard III", (b) da comédia "A Midsummer Night's Dream", (c) da tragédia "Coriolanus e (d) da peça romântica "The Tempest"
Os conteúdos das alíneas (i) e (ii) do núcleo programático (1) são lecionados via de exposição oral dos conhecimentos do professor e da leitura, explicitação e correlação de passos de estudos críticos adequados às matérias tratadas e aos objetivos visados. A mesma coisa ocorre com os conteúdos da alínea (i) do núcleo programático (2). Por sua vez, o estudo das obras que são explicitadas pela alínea (iii) do núcleo programático (1) e pelas restantes três alíneas (ii, iii, iv) do núcleo programático (2) é levado a cabo via da leitura e análise detalhada dos passos mais significativos dos respetivos textos, bem como do recurso a sinopses integrais (previamente preparadas) e a excertos de estudos críticos e comentários adequados ao nível dos conhecimentos que a disciplina visa transmitir aos alunos.
CHAUCER, Geoffrey. "The Riverside Chaucer". Ed. Larry D. Benson, Boston, Houghton Mifflin, 1987.
MARLOWE, Christopher. "Doctor Faustus". Ed. David Scott Kastan, New York, Norton, 2005.
SHAKESPEARE, William. "The Riverside Shakespeare." Ed. G. Blakemore Evans, Boston, Houghton Mifflin, 1974.
SPENSER, Edmund. "The Faerie Queene". Ed. A. C. Hamilton, Harlow, Longman, 2001.
BAUGH, Albert C., ed. "A Literary History of England". 2. ed., London, Routledge & Kegan Paul, 1967.
SAINTSBURY, George. "A History of Elizabethan Literature". 2. ed, London, Macmillan, 1920.
BINDOFF, S. T. "Tudor England". Harmondsworth, Penguin, 1985.
BROOKS-DAVIES, Douglas. "Spenser’s Faerie Queene: a Critical Commentary on Books I and II". Manchester, Manchester University Press, 1977.
MANGAN, Michael. "Doctor Faustus". London, Penguin, 1989.
GRANVILLE-BARKER & HARRISON, G. B., eds. "A Companion to Shakespeare's Studies". Cambridge, Cambridge University Press, 2010.
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