Inteligência
1. Compreender o alcance e o significado das teorias da inteligência;
2. Conhecer as diferentes teorias da inteligência, incluindo os respetivos limites e potencialidades;
3. Distinguir entre processos cognitivos básicos e superiores de realização cognitiva.
Personalidade
1. Adquirir conhecimentos sobre os modelos e as teorias da personalidade;
2. Compreender diferentes métodos de avaliação da personalidade;
3. Cooperar com os outros em projetos exploratórios de investigação
Avaliação da Inteligência e da Personalidade (componente prática)
1. Conhecer instrumentos utilizados na avaliação da inteligência e da personalidade, em crianças e em adultos, nomeadamente os aferidos para a população portuguesa;
2. Aplicar algumas provas de avaliação da inteligência, percebendo a lógica da respetiva cotação e interpretação de resultados;
3. Conhecer os princípios deontológicos da avaliação psicológica na área cognitiva e da personalidade.
Inteligência
1. Conceito de inteligência
2. Principais perspetivas de abordagem
3. Questões de debate em torno do conceito e medida da inteligência
4. Limites e potencialidades na avaliação da inteligência.
Personalidade
1. Conceito de personalidade
2. Teorias dos traços e a teoria dos cinco fatores (the big five)
3. Principais modelos da personalidade (psicodinâmicos, humanistas e cognitivos)
4. Alguns distúrbios de personalidade
5. Avaliação da personalidade. Tipos de provas e questões que delas emergem. Questões éticas que se colocam na avaliação da personalidade.
Avaliação da Inteligência e da Personalidade
1. Princípios deontológicos no uso de instrumentos de avaliação psicológica
2. Avaliação da inteligência em crianças e adolescentes
3. Avaliação da inteligência em adultos
4. Avaliação da personalidade em crianças e adolescentes
5. Avaliação da personalidade em adultos
Orientada para a resolução de problemas e para o desenvolvimento do trabalho de projeto (sob a forma de apresentações), assistida, na fase expositiva, por meios auxiliares de projeção. Inclui sessões sobre temáticas específicas, visando consolidar os conteúdos programáticos introduzidos, sendo as respetivas conclusões objeto de análise e discussão alargada no final de cada sessão. As atividades de aprendizagem incluem, ainda, a apresentação e discussão de trabalhos escritos.
Afonso, M. J. (2002). Inteligência funcional: Aspectos heurísticos e hermenêuticos do construto. Revista Portuguesa de Psicologia, 36, 9-24.
Almeida, L. S. (1994). Inteligência: Definição e Medida. Aveiro: CIDInE.
Gonçalves, M. M., Simões, M. R., Almeida, L. S. e Machado, C. (Coords.). Avaliação Psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. I; 2.ª ed.). Coimbra: Quarteto Editora.
Gonçalves, M., & Simões, M. R. (2000). O Modelo Multiaxial de Achenbach (ASEBA) na avaliação clínica de crianças e adolescentes. In I. Soares (Coord.), Psicopatologia do desenvolvimento: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida (pp.45-87). Coimbra: Quarteto Editora.
John, O. P., Robins R. W., & Pervin, L. A. (Eds.) (2008). Handbook of personality: Theory and research (3rd nd). New York: The Guilford Press.
McAdams, D. P. (2001). The person: An integrated introduction to personality psychology. Orlando, Fl.: Harcourt.
0105013
6