A principal finalidade da disciplina é proporcionar aos alunos a aquisição e/ou o desenvolvimento de conhecimentos e competências conducentes a um agir profissional de qualidade, ao nível do ensino experimental das ciências, na educação pré-escolar e no 1° Ciclo do Ensino Básico.
Para a consecução da finalidade enunciada, foram estabelecidos os seguintes objetivos de formação:
1. Adquirir e/ou aprofundar conhecimentos científicos.
2. Planificar atividades adequadas à educação Pré-Escolar e ao 1° Ciclo do ensino básico.
3. Executar atividades experimentais.
4. Compreender a importância das atividades experimentais no desenvolvimento da criança.
5. Perceber a importância da alfabetização científica e tecnológica na sociedade contemporânea.
1 - Observação de processos químicos e físicos na natureza e em ambiente de laboratório:
2 - Realização de actividades sobre fenómenos de Química dia-a-dia.
3 - Realização de actividades sobre fenómenos da Física no dia-a-dia.
4 - O trabalho prático/laboratorial: organização e planificação.
5 - Realização e exploração de actividades práticas/experimentais enquadradas nos programas da EPE e 1CEB (fichas explorando):
5.1 - Flutuação em líquidos;
5.2 - Dissolução em líquidos;
5.3 - A luz: sombras e imagens;
5.4 - A electricidade: lâmpadas, pilhas e circuitos;
5.5 - Mudanças de estado físico;
5.6 - Novos materiais e a nanotecnologia;
5.7 - Sustentabilidade na terra.
6. Reflexão crítica sobre as actividades desenvolvidas e sua exploração pedagógica.
7. Produção de materiais didácticos tendo como fontes os conteúdos exploratórios proporcionados pelas visitas escolares a centros de ciência (e.g. Expolab, Centro Ciência Viva; OASA (Observatório Astronómico de Santana); OVGA (Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores); OMIC (Observatório Microbiano dos Açores).
O método de ensino adota uma abordagem prática e experimental, integrando visitas a Centros de Ciência e atividades experimentais de diversas naturezas, promovendo a aplicação crítica dos conhecimentos e incentivando a participação ativa dos alunos em atividades práticas. Além disso, incorpora uma abordagem bottom-up, estimulando a construção do conhecimento a partir de experiências concretas e do envolvimento direto dos estudantes no processo de aprendizagem.
As aulas práticas, realizadas em visitas a Centros de Ciência da região, como o Expolab, OGVA, OASA, OMIC, proporcionam uma abordagem hands-on, dando aos alunos a oportunidade de experimentar, consolidar e aplicar criticamente os conhecimentos adquiridos. Os laboratórios e materiais disponíveis nestes centros desempenham um papel crucial nesse processo.
Durante as aulas teóricas e práticas, os alunos participarão em atividades de Física e Química, integrando os conhecimentos adquiridos na área de Estudo do Meio. Isso inclui apresentações de trabalhos com exposição teórica, elaboração de atividades práticas e experimentais alinhadas aos conteúdos programáticos, bem como a participação em trabalhos de campo.
Os estudantes são desafiados a propor e desenvolver atividades experimentais utilizando materiais acessíveis e de baixo custo. A partilha desses materiais dentro do grupo será seguida por uma análise e discussão para extrair conclusões sobre sua aplicabilidade na sala de aula, permitindo ajustes conforme necessário.
As situações de aprendizagem abrangem: a) Leitura e compreensão de textos e documentos diversos; b) Identificação de problemas e formulação de hipóteses com potencial para a experimentação; c) Execução de procedimentos experimentais e de campo, com ou sem guias orientadores; d) Análise, discussão e comunicação de resultados; e) Elaboração de relatórios de atividades experimentais; f) Organização, interpretação e análise de dados e conclusões, incorporando uma reflexão crítica fundamentada em pesquisa bibliográfica e conteúdos teóricos.
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