a) Rever os níveis de organização do mundo vivo;
b) Reconhecer a enorme diversidade dos seres vivos;
c) Identificar atitudes prejudiciais à vida selvagem e ao ambiente natural, bem como desenvolver capacidades e valores que permitam intervir socialmente na defesa do bem-estar dos organismos vivos, em harmonia com o meio ambiente;
d) Reconhecer os momentos marcantes da evolução histórica da saúde ambiental;
e) Reconhecer a importância do ambiente e das suas variáveis na determinação do estado de saúde das populações e dos ecossistemas;
f) Reconhecer e identificar casos de poluição natural e antropogénica;
g) Relacionar a exposição humana ou animal ou vegetal a poluentes presentes no meio ambiente com os efeitos decorrentes dessa exposição, e ser capaz de identificar as fontes de emissão.
h) Desenvolver aptidões ligadas à auto-aprendizagem, assentes na capacidade de pesquisa sendo capaz de mobilizar saberes científicos fundamentais à compreensão do mundo vivo.
O Mundo Vivo (MV): Consolidação de Conceitos 1. Definição e caracterização geral. Níveis de organização do MV. 2 A componente viva do sistema. Origem da vida. Mecanismos inerentes à manutenção da vida. A Biodiversidade (BDV) 1. Conceito de BDV: Diversidade genética, específica e dos ecossistemas. BDV animal e vegetal. 2. Fauna e Flora dos Açores. 3. Medição da BDV. 4. Valor económico da BDV. Conservação, preservação e proteção e desenvolvimento sustentável. Estatuto jurídico da BDV. 5. Os seres vivos e o ambiente 6. Principais ameaças ao MV 7. Importância do respeito pela BDV. Recuperação de ecossistemas. Evolução histórica da Saúde Ambiental 1. A saúde e o ambiente. 2. Poluição natural e antropogénica. 3. Qualidade da água, do ar e dos solos e saúde. 4. Indicadores sanitários das populações e implicações na saúde. 5. Identificação de exposições ambientais, de problemas de saúde relacionados com o ambiente e associações causais – estudos de caso. 6. Monitorização e biomonitorização.
Os conteúdos explorados nas aulas teóricas (AT) e práticas (AP) suportam a aquisição das competências atrás referidas. As AP destinam-se a aprofundar o cumprimento dos objetivos descritos e a consolidar a aquisição das respetivas competências. As AT procuram estimular a compreensão e integração dos conhecimentos e a memorização a longo prazo. A participação do aluno é encorajada: i) para perspetivar a matéria, facilitando a integração dos conhecimentos; ii) colocando e solicitando questões aos alunos e discutindo as suas respostas. Nas AP desenvolve-se a capacidade de identificar, interpretar e relacionar os diversos temas do MV.
Na avaliação da componente teórica são efetuadas duas provas com questões para avaliar a compreensão, a capacidade de análise e de síntese. Na componente prática vigora a avaliação contínua: assiduidade, pontualidade, participação nas aulas e qualidade dos relatórios. As componentes teórica e prática têm respetivamente ponderações de 75% e 25% na nota final.
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AZEVEDO, C, 2012 – Biologia Celular e Molecular – Lidel
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