Capacidade de segmentar uma sequência fonética nas suas unidades lexicais. Reconhecimento de palavras e frases simples e de uso comum. Léxico básico e frases simples relacionadas com aspetos e circunstâncias pessoais. Domínio limitado de algumas estruturas gramaticais básicas. Produção de breves enunciados orais. Produção de frases escritas curtas e simples.
O aluno deverá entender e usar expressões de uso quotidiano e frases muito simples relacionadas com a satisfação das suas necessidades básicas e concretas. Deverá saber apresentar-se e formular perguntas e respostas acerca de questões pessoais quais o lugar onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que possui. Deverá poder interagir de forma simples com pessoas que falem lenta e claramente, e que se disponham a ajudá-lo na compreensão.
A estrutura fonética italiana.
Morfologia do nome e do adjectivo.
Artigos.
O Presente do Indicativo. Verbos regulares.
Verbos modais: Potere – Dovere – Volere.
Os principais verbos irregulares:
As preposições simples
Artigos + Preposições
Utilização de materiais escritos escolares (manuais, gramáticas, dicionários) e textos reais (artigos de jornais, revistas, websites etc.). Atividades quais jogos, simulações, debates, recurso a canções e vídeos.
CIULLI C. – PROIETTI A.L., Da zero a cento. Test di (auto) valutazione sulla lingua italiana, 2005, Firenze, Alma Edizioni.
DARDANO. M. – TRIFONE, P., Grammatica italiana (com nozioni di linguística), 1988 – 10ª , Bologna, Zanichelli.
KATERINOV, K., BORIOSI M.C., La língua italiana per stranieri, 1985 (5ª), Perugia, Edizioni Guerra.
MANELLA, C. Si! (L’italiano in mano). Manuale e corso pratico di italiano per stranieri, 2005, Firenze, Progetto Lingua.
MEA, G. Gramática Prática de Italiano para Lusófonos, 2010, Porto, Porto Editora.
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