Através de Escrita Criativa (Inglês), são desenvolvidas competências dos níveis C1/C2 de acordo com o quadro europeu comum de referência para as línguas. Seja pelo interesse em jornalismo, marketing ou escrita literária, os alunos desenvolverão e aperfeiçoarão as suas capacidades de escrita e edição e aprenderão a utilizar a escrita criativa e a narrativa para transmitir significados e abranger uma maior audiência.
Os objetivos são os seguintes:
1. Demonstrar conhecimento prático e crítico das técnicas de ficção, não ficção criativa, poesia e escrita de guião;
2. Desenvolver uma melhor perceção e entendimento dos diferentes géneros literários;
3. Aperfeiçoar as técnicas de escrita e revisão/edição, através do processo de escrita, de workshop e de revisão do trabalho escrito.
Em Escrita Criativa, serão analisados géneros de ficção e não ficção criativa, poesia e de escrita de guião.
Os alunos terão que:
1. Ler, analisar e discutir uma seleção de contos, poemas e guiões de autores consagrados;
2. Redigir e apresentar primeiras versões de trabalhos originais para revisão em grupo durante workshops de escrita;
3. Ler, anotar e editar manuscritos de colegas para discutir em aula;
4. Participar ativamente no processo de escrita e de workshop;
5. Apresentar, no final do semestre, um portefólio com as versões finais dos trabalhos.
Os alunos aprendem também a encaminhar os seus trabalhos para publicação.
A maioria das aulas são workshops de escrita (incluindo revisão do trabalho do aluno pelos colegas), em que são aperfeiçoadas as técnicas de escrita e revisão/edição. Os alunos reescrevem as versões iniciais dos seus trabalhos com base nas recomendações dos colegas e do professor. As sessões individuais com o instrutor ajudam a guiar o processo de revisão. As restantes aulas envolvem análise de técnicas de ficção, poesia e escrita de guião. Os alunos desenvolvem um melhor entendimento e perceção dos vários géneros e respetivas técnicas através da leitura, análise e discussão de uma seleção de contos, poemas e guiões de autores reconhecidos.
Boisseau, Michelle, Hadara Bar-nadav, and Robert Wallace. Writing Poems. 8th ed. New Jersey: Longman, 2011.
Burroway, Janet, Elizabeth Stuckey-French, and Ned Stuckey-French. Writing Fiction: A Guide to Narrative Craft. New Jersey: Longman, 2010.
Field, Syd. Screenplay: The Foundations of Screenwriting. New York: Bantam Doubleday, 1994.
Hemley, Robin. Turning Life Into Fiction. Ohio: Story Press, 1994.
Hugo, Richard. The Triggering Town: Lectures and Essays on Poetry and Writing. New York: WW Norton & Co, 2010.
Kennedy, X.J., and Dana Gioia. An Introduction to Poetry. 13th .ed. New Jersey, Longman, 2009
Minot, Stephen. Three Genres: The Writing of Poetry, Fiction and Drama. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1988.
Stegner, Wallace Earle. On Teaching and Writing Fiction. New York: Penguin Press, 2004.
Trottier, David. The Screenwriter’s Bible: A Complete Guide to Writing, Formatting, and Selling Your Script. 4th ed. Los Angeles: Silman-James Press, 2005.
0105811
6