1. Conhecer tendências estético-literárias dos séculos XIX e XX
1.1. Relacionar os movimentos literários com a evolução da consciência do mundo.
1.2. Estudar autores e obras representativos da literatura portuguesa destes períodos
1.3. Reconhecer nos textos de diferentes autores traços dos diferentes movimentos
1.4. Distinguir opções individuais na expressão literária de diferentes autores
1.5. Perceber a literatura como forma privilegiada de expressão e comunicação humana.
2. Competências e aptidões
2.1. Melhorar a competência de leitura literária
2.2. Alargar as referências culturais e o conhecimento do eu e do outro na sua pluralidade
2.3. Fomentar a capacidade de reflexão crítica sobre ideias e textos
2.4. Cooperar, de forma fundamentada, na construção do sentido dos textos literários.
2.5. Desenvolver a capacidade de investigação autónoma
A ideia de Modernidade: História do conceito; alterações fundamentais introduzidas no pensamento ocidental e suas consequências.
Contributo para a evolução do pensamento moderno das principais escolas e movimentos literários dos séculos XIX, XX e XXI (Romantismo, Realismo, Vanguardas, Modernismo e Pós-Modernismo).
Integração contextual das diversas alterações em que evoluiu a nossa literatura.
Estudo das obras dos autores mais representativos de cada um desses movimentos ou escolas.
Contributo coletivo e individual dos escritores na compreensão dos valores essenciais da humanidade e criação de uma nova cosmovisão que constituirá um legado para as novas gerações.
As aulas serão teórico-práticas, sendo que a apresentação dos conteúdos teóricos acompanhará o estudo de autores e obras. Os textos críticos e teóricos serão debatidos em conjunto (docente/alunos) e os textos literários serão analisados e comentados pelos alunos. Será ainda pedido aos alunos que realizem trabalho autónomo (orientado pela docente) de investigação, síntese, debate, análise/ comentário de textos, de forma a utilizarem, de forma crítica, os conhecimentos adquiridos.
CALINESCU, As Cinco Faces da Modernidade, Lisboa, Ed. Vega, 1999.
COMPAGNON, Antoine, Les Cinq Paradoxes de la Modernité, Paris, Éditions du Seuil, 1990.
FOKKEMA, Dowe W., História Literária. Modernismo e Pós-modernismo (trad. De Abel Barros Baptista), Lisboa, Veja Univ
GUIMARÃES, Fernando, Simbolismo, Modernismo e Vanguardas, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1982.
MARINHO, Maria de Fátima, A Poesia Portuguesa nos Meados do Século XX. Rupturas e Continuidades, Lisboa, Caminho, 1989.
MARTINHO, Fernando J. B., Pessoa e a Moderna Poesia Portuguesa (Do Orpheu a 1960), Lisboa, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1983.
PEREIRA, José Carlos Seabra, História Crítica da Literatura Portuguesa. Do Fim- de- Século ao Modernismo, vol. VII, Lisboa,/ S. Paulo, Editorial Verbo, 1995.
REIS, Carlos, Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, Lisboa, Universidade Aberta, 1990.
0105796
6