Objetivos
Os estudantes deverão ser capazes de:
1 - Compreender a necessidade da investigação para a disciplina e para a profissão de Enfermagem;
2 - Compreender os aspetos éticos de investigação em Enfermagem;
3 - Descrever os diferentes tipos, metodologias e etapas de um projeto de investigação;
4 - Distinguir as formas de colheita de informação/dados de um trabalho de investigação;
5 - Distinguir as formas de tratamento e análise de dados.
Competências a desenvolver
A unidade curricular contribui com conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores (Cf. https://cutt.ly/ag7ifqt )no que respeita: Competências Gerais Instrumentais – 1, 6, 9, 10, 11; Competências Gerais Interpessoais: 20; Competências Gerais Sistémicas – 21; Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais / Ordem dos Enfermeiros –B1 (23, 25); C1 (86); C2 (89).
Módulo 1 – Bases paradigmáticas e de conhecimento científico da investigação em Enfermagem
1 • Conhecimento científico e método científico.
2 • Ciência e construção do conhecimento: o pensamento indutivo e dedutivo
2.1- Paradigmas da Investigação Contemporânea:
2.1.2 - Paradigma positivista
2.1.3- Paradigma construtivista
3 • Investigação: conceitos e relevância para a disciplina e prática de enfermagem
Módulo 2 – Metodologias de Investigação em Enfermagem
4 - As diferentes metodologias em investigação: implicações
4.1- Metodologia quantitativa;
4.2 - Metodologia qualitativa;
4.3 - Metodologia Mista
Módulo 3 – Etapas e fases do processo de investigação
5• Momentos do processo de investigação: rutura, construção e verificação
6• Etapas de um processo de investigação:
6.1 - Fase conceptual
6.2 - Fase empírica
6.3 - Fase analítica
6.4 - Fase de disseminação
Módulo 4 – Processos de recolha, análise e tratamento de dados
7• Técnicas e instrumentos de recolha de dados
8• Técnicas de tratamento e análise de dados
Módulo 5 – Ética e Investigação em Enfermagem
9• Dimensões éticas da investigação
Utilizar-se-ão estratégias diversificadas, tais como:
- Exposição oral;
- Análise e discussão orientada em pequenos grupos;
O professor trabalhará com pequenos grupos de estudantes, no sentido de orientar e apoiar o seu estudo individual e/ou os trabalhos que estejam a realizar.
Atividades de aprendizagem:
Aulas expositivo-participativas;
-Análise de artigos de investigação e discussão orientada;
-Trabalhos em pequenos grupos.
Bardin, L. (2009). Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, Lda
Bogdan, R. & Biklen, S. (2013). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Ed. Porto.
Burns, N., & Grove, SK. (2016). The practice of nursing research: Appraisal, Synthesis, and Generation of Evidence. 8th ed. Philadelphia: W.B. Saunders.
Denzin, NK., & Lincoln, YS. (2011). The sage handbook of qualitative research. 4th ed. Thousand Oaks: SAGE Publications Inc.
Miles, M.; Huberman, M. & Saldaña J. (2013). Qualitative Data Analysis: A Methods Sourcebook. 3rd Ed. SAGE Publications, Inc
Miller, T. (2012). Ethics in qualitative research. 2nd Ed. Los Angeles: Sage. Publications Inc
Polit, D. & Beck, C. (2014). Essentials of Nursing Research: Appraising Evidence for Nursing Practice. 8th Philadelphia: Ed. Wolters Kluwer/Lippincott/Williams & Wilkins Health
Streubert, HJ., Carpenter, DR. (2013). Investigação Qualitativa em enfermagem. 5ª ed. Loures, Lusociência.
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