Pretende-se que os alunos:
1) tomam contato com processos metodológicos de recolha e análise de dados, evidenciando a sua utilização na área da Educação;
2) dominem os conceitos básicos necessários para a preparação e aplicação de instrumentos de recolha de informação;
3) desenvolvem as competências necessárias para a aplicação de técnicas de análise de dados, assim como para a recolha, análise e interpretação de informação e correspondente apresentação dos resultados.
4) promovem o raciocínio estatístico, fomentando uma atitude científica e estimulando o interesse por “aprender com os dados”, incentivando a utilização da Estatística como suporte à tomada de decisão.
Os conteúdos programáticos pretendem concretizar todos os objetivos propostos para a unidade curricular.
1. Planeamento de um projeto de investigação. Objetivos de um projeto de investigação. Operacionalização de um problema de investigação. Construção de um instrumento de investigação adequado.
2. Introdução à Estatística: Conceitos básicos, a natureza dos dados, usos e abusos da Estatística, etapas de um estudo estatístico.
3. Estatística Descritiva. Análise de dados univariados: distribuição de frequências, representação gráfica, medidas de localização, medidas de dispersão, medidas de assimetria e de achatamento, deteção de "outliers". Análise de dados bivariados: tabelas de contingência, medidas de associação e de correlação.
4. Conceito de Probabilidade e de Modelos Probabilísticos. Conceitos de probabilidade e de função de probabilidade. Probabilidade condicionada. Independência de acontecimentos. Distribuição Normal. Referência a outras distribuições contínuas. Teorema do limite central.
5. Estatística Inferencial. Intervalos de confiança e teste de hipóteses. Testes de hipóteses para a média e para uma proporção populacional. Testes de hipóteses para a diferença entre duas médias populacionais. Análise de Variância simples (um fator).
Aplicam-se metodologias baseadas na exposição do professor, recorrendo-se algumas vezes ao auxílio de aplicações informáticas. Nas aulas teóricas todos os conteúdos lecionados são imediatamente seguidos de exemplos de aplicação, para uma melhor compreensão desses conteúdos.
Nas aulas práticas os alunos são desafiados a resolver problemas e casos de estudo. O docente acompanha os alunos na resolução de problemas, fomentando-se a discussão das metodologias e dos resultados obtidos.
A metodologia expositiva visa transmitir os conceitos básicos necessários para a preparação e aplicação de instrumentos de recolha de informação.
A participação dos alunos na resolução de exercícios e de casos práticos contribui para a consolidação dos conhecimentos e para o desenvolvimento das competências necessárias para a aplicação de técnicas de análise de dados, assim como para a recolha, análise e interpretação de informação e correspondente apresentação dos resultados.
Campo de texto com limite de 1000 caracteres de Texto (Texto (Caracteres: 1210 (Texto: 1000 | Formatação: 210))
Castro; J.; Rodrigues, M. (2008). Sentido do Número e Organização de Dados. Textos de apoio para Educadores de Infância. Ministério da Educação, Direcção Geral Da Inovação e Desenvolvimento Curricular. ISBN ? 978-978-972-742-278-4.
Fortin, M. (2000). O Processo de Investigação, 2ª edição. Lusociência ? Edições Técnicas e Científicas, Lda.
Guimarães, R.; Cabral, J. (2011). Estatística. McGraw-Hill, Portugal. ISBN: 978-989-642-108-3.
Maroco, J.; Bispo, R. (2003). Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas. Manuais Universitários 27, Climepsi Editores, Lisboa.
Maroco, J. (2010). Análise Estatística com o PASW Statistics. Edições ReportNumber.
Murteira, B. (1993). Análise Exploratória de Dados ? Estatística Descritiva. McGraw-Hill, Lisboa. ISBN: 972-9241-25-2.
Murteira, B.; Silva, R.; Andrade e Silva, C.; Pimenta, C. (2010). Introdução à Estatística. McGraw-Hill. ISBN: 978-972-592-282-8
0106034
6