Objectives
- Refletir sobre a importância do património genético e da biodiversidade no contexto global e no contexto do Arquipélago dos Açores.
- Compreender as interações entre património genético e biodiversidade.
- Analisar as implicações éticas e legais relacionadas com a utilização do património genético.
- Desenvolver competências para a sensibilização dos jovens na promoção da conservação e na gestão sustentável da biodiversidade.
Program
- Introdução ao património genético e conceitos-chave.
- Biodiversidade - definição, importância e ameaças.
- O caso específico do Arquipélago dos Açores.
- Legislação e convenções, internacionais e regionais, mais relevantes sobre património genético e biodiversidade.
- Compreensão da utilidade das estratégias de conservação e de boas práticas ambientais.
Teaching Methodologies
As metodologias de ensino englobarão: 1) aulas expositivas online, com discussão e análise de casos; 2) trabalho individual sobre temas relacionados com património genético e biodiversidade. O modo de ensino utilizado será o ensino híbrido (blended learning). Trata-se de uma abordagem de aprendizagem que combina o uso de diferentes metodologias digitais de aprendizagem centradas no aluno, com o modelo mais convencional de ensino em sala de aula (presencial ou virtual), centrado no professor.
Avaliação:
A avaliação incluirá uma componente de participação em fóruns de e um trabalho individual final. Cada atividade consistirá de duas fases: a Fase1, onde se irá apresentar aos alunos os conteúdos sobre os quais deverão efetuar um estudo dentro das suas horas de disponibilidade. A compreensão destes conteúdos será depois aplicada na Fase 2 de cada atividade, onde se irá propor uma discussão, realizada em fórum, de um tema sobre os conteúdos programáticos. A Fase 3 é transversal a todas as atividades sendo que os alunos irão utilizar os vários conhecimentos adquiridos através da sua aprendizagem individual e em interação nos espaços fórum para criar um trabalho final que refletirá o seu percurso de aprendizagem.
Bibliography
- Andrade R.C. (2013). O patrimônio genético e a biodiversidade: ênfase nas formas internacionais de proteção contra a biopirataria. Revista de Direito da UERJ, 25(1): 1-201.
- Engels J.M.M. & Ebert A.W. (2024). How Can We Strengthen the Global Genetic Resources' Conservation and Use System? Plants, 13(5).
- Pessoa C. (2018). Patrimônio genético e biodiversidade: ferramentas indispensáveis ao desenvolvimento científico e manutenção da biodiversidade. Revista de Ciências Sociais e Humanas, 8(1): 45-602.
- Veiga J.E. (2005). Patrimônio genético: aspectos legais para o desenvolvimento científico e manutenção da biodiversidade. Revista Internacional de Direito Ambiental, 1(2): 49-623.
- Outra bibliografia a discutir nas aulas síncronas e ao propor as várias tarefas em fórum.