Empreendedorismo e Análise de Decisão

« Voltar

Objetivos

1) Compreender o quadro conceptual subjacente ao empreendedorismo e ao espírito empresarial;
2) Adquirir conhecimento acerca dos passos necessários para criar uma empresa assente num negócio com valor acrescentado;
3) Compreender as principais ferramentas para a avaliação dos riscos e dos recursos necessários à criação das empresas e dos negócios;
4) Obter conhecimento das principais formas de financiar projetos de investimento;
5) Obter conhecimentos necessários para tomar decisões em cenários de incerteza.

Programa

TEMA I - Empreendedorismo: conceitos e determinantes

TEMA II - Criatividade, Inovação e Empreendedorismo

TEMA III - Passos para a criação de uma empresa

TEMA IV - Programas de criação de negócios

TEMA V - Empreendedorismo: financiamento

TEMA VI - Análise de decisão: planeamento de projetos

Métodos de ensino

Nas aulas teóricas as metodologias eleitas são a exposição, a explicação, os audiovisuais e a interrogação/diálogo. Após apresentadas e discutidas as temáticas em estudo, as aulas teórico-práticas são traçadas de forma a possibilitar a consolidação de conhecimentos e a permitir a aplicação dos mesmos através da análise de textos, estudos de casos, role-play e simulação, variando as metodologias de acordo com a sua aplicabilidade à temática em estudo.

Bibliografia

Acs, Z.J., Arenius, P., Hay, M., Minniti, M. (2005). “Global Entrepreneurship Monitor” 2004 Executive Report. Babson College e London Business School.

Audretsch, D.B. e Keilbach, M. (2004). “Entrepreneurship Capital: Determinants and Impact”. Discussion Papers on Entrepreneurship, Growth and Public Policy.

Bandura, A. (2000). “Cultivate Self-efficacy for Personal and Organizational Effectiveness”. em E. A. Locke (Ed.), Handbook of Principles of Organization Behaviour, 120-13. Oxford UK: Blackwell.

Cunha, R., et al. (2004), “Estudo de Avaliação do Potencial Empreendedor em Portugal em 2004”, Projecto GEM Portugal.

Hisrich, R.D. (2000). Entrepreneurial Dimensions: the Relationship of Individual, Venture, and Environmental Factors to Success. Entrepreneurship Theory and Practice.

Trigo, V.M. (2002). Entre o Estado e o Mercado: Empreendedorismo num Contexto de Mudança. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e a Empresa (I.S.C.T.E.).

Código

0201515

ECTS

2

Aulas

  • Teóricas - 3 horas
  • Teórico-Práticas - 3 horas

Método de Avaliação

  • Elaborar um trabalho de grupo (2 ou 3 elementos). O mesmo consistirá no desenvolvimento de uma Ideia de Negócio, recorrendo ao Business Model Canvas.: 100%