1. Aquisição de conhecimentos sobre as especificidades do campo de atuação da Psicologia da Saúde e do papel do psicólogo nesse domínio;
2. Aquisição de conhecimentos sobre as principais temáticas e linhas de investigação em Psicologia da Saúde;
3. Aquisição de conhecimentos sobre modelos teóricos, níveis e estratégias de intervenção em Psicologia da Saúde;
4. Identificação de temas emergentes em Psicologia da Saúde;
5. Desenvolvimento de uma postura ética, crítica e reflexiva face à realidade da investigação e da intervenção psicológica em contextos de saúde.
Módulo I: Fundamentos históricos e especificidades da Psicologia da Saúde
1.1. Evolução do campo e do conceito de Saúde
1.2. Emergência e evolução da Psicologia Clínica e da Psicologia da Saúde
1.3. Objeto, contextos, modelos e métodos
Módulo II: Níveis, determinantes e comportamentos de saúde e modelos de intervenção
2.1. Níveis de intervenção: promoção e prevenção
2.2. Determinantes de saúde e comportamentos de saúde
2.3. Modelos de intervenção em Psicologia da Saúde
Módulo III: Temas em Psicologia da Saúde
3.1. Qualidade de vida e bem-estar
3.2. Stress, coping e suporte social
3.3. Adaptação à doença crónica
3.4. A pessoa doente em contextos médicos
3.5. A pessoa com doença avançada progressiva e os cuidados paliativos
3.6. Promoção da saúde e saúde comportamental
Componente teórico-prática:
A componente teórico-prática da UC encontra-se organizada em torno das diferentes etapas necessárias ao desenvolvimento de um pequeno programa de intervenção em grupo em Psicologia da Saúde (promoção e prevenção ou adaptação à doença crónica), realizado em grupo e monitorizado/supervisionado pelo docente:
1) Definição do objetivo do programa e público-alvo;
2) Pesquisa bibliográfica sobre o tema dos trabalhos;
3) Estado da arte (modelo teórico e literatura empírica relevante);
4) Definição de objetivos, estratégias e atividades;
5) Definição do modelo de avaliação do impacto do programa, incluindo a seleção e caracterização de instrumentos de avaliação das variáveis centrais do programa;
6) Apresentação dos programas em aula, com suporte audiovisual e discussão em grande grupo.
Nota: No caso de estudantes de outras licenciaturas que frequentem esta UC, as metodologias de avaliação da componente teórico-prática são ajustadas.
A UC encontra-se organizada em aulas teóricas e teórico/práticas. Nas aulas teóricas (30hT)privilegiam-se estratégias de ensino expositivas, associadas a tarefas de leitura, reflexão de textos pelos estudantes e debate sobre os conteúdos apresentados. Nas aulas teórico-práticas (30hTP)o docente monitoriza e supervisiona o desenvolvimento do programa de intervenção a desenvolver por cada grupo de trabalho.
Leal, I., & Pais Ribeiro, J. (2021). Manual de psicologia da saúde. Pactor.
Boyer, B., & Paharia, M. (2008). Comprehensive handbook of clinical health psychology. John Wiley and Sons.
Lazarus, R., & Folkman, S. (1984). Stress, appraisal and coping. Springer Publishing Company.
Ogden, J. (2004). Psicologia da saúde. Climepsi.
Sanderson, C. (2013). Health psychology (2nd ed.). John Wiley and Sons Ltd.
0105045
6