Computer Architecture

« Return

Objectives

Compreender o funcionamento do computador e conhecer as funções dos seus componentes principais; adicionar ou substituir componentes ao computador; resolver problemas de hardware.

Program

1. Arquitetura e organização de um computador
1.1.  Componentes principais: modelo de von Neumann
1.2.  História e evolução

2. Unidade processamento principal (CPU)
2.1.  Registos e unidades funcionais
2.2.  Execução das instruções

3. Unidade de controlo
3.1.  Descodificação e sequenciação das instruções

4. Memórias
4.1.  Interna: cache e RAM
4.2.  Externa: discos magnéticos e óticos

5. Buses
5.1.  Tipos
5.2.  Estrutura

6. Entradas e saídas
6.1.  Módulos e técnicas
6.2.  Interfaces externos

7. Deteção e resolução de problemas de hardware

Teaching Methodologies

Sessões teóricas: aulas com recurso a apresentações eletrónicas e video-projetor para melhor explanação dos conteúdos programáticos. As mesmas são construídas com base na participação dos alunos e exemplos ilustrativos enumerados por eles, para uma maior envolvência dos alunos na construção dos saberes e no desenvolvimento da aula. Desta forma os alunos conseguirão fazer a ponte de ligação com outros conteúdos já ministrados na disciplina.

Sessões teórico-práticas: aulas com recurso ao video-projetor, para melhor explanação dos conteúdos programáticos. A introdução dos conteúdos é sempre acompanhada de exercícios práticos para que os alunos consigam praticar os mesmos e ver a interligação entre os conteúdos das aulas teóricas com a prática. Para uma melhor consolidação da prática dos conteúdos existem aulas dedicadas à resolução de problemas de trabalho e/ou pequenos trabalhos de pesquisa, realizados individualmente, onde o docente acompanha a realização destes, elucidando os alunos individualmente de eventuais dúvidas.

Sessões práticas: aulas de laboratório para assemblagem de computador, deteção de avarias e resolução das mesmas.

Avaliação:

  • Avaliação continua (AC): Pontualidade, assiduidade, participação nas aulas e realização das atividades formativas.
  • Projeto de grupo (PG)
  • Teste individual escrito (T)
  • Exame nas épocas normal e de recurso (E)

Classificação (época de frequência e de exames):

Em frequência:

  • Se T>=10, Final=20%AC+40%PG+40%T senão Final= T

Em exame (época normal, recurso e especial):

  • Se E>=10, Final=60%PG+40%E senão final= E

Bibliography

Bibliografia

Delgado, J. e Ribeiro, C. (2007) Arquitectura de Computadores, FCA. Arroz, G. et al. (2007) Arquitectura de Computadores, IST Press.

Monteiro, Rui V. et al. (2004) Tecnologia dos Equipamentos Informáticos, FCA.

Hiperligações http://www.computerhistory.org/

http://computer.howstuffworks.com/computer-hardware-channel.htm http://www.tomshardware.com/ http://www.about.com/compute/index.htm

Code

0000312

ECTS Credits

3

Classes

  • Aplicação - 30 hours
  • Teórico-Práticas - 12 hours

Evaluation Methodology

  • De acordo com Métodos de Ensino: 100%