A UC de REE procura fornecer aos alunos instrumentos de análise para compreender as origens da economia capitalista e seguir o percurso do homo economicus. Considera fundamental estudar a ética do capitalismo, seguindo as virtudes inerentes à cultura económica, no seio das religiões judaica, católica, protestante, islâmica, hindu e budista, sem esquecer os princípios de sabedoria confucionista e taoísta, assim como comparar os capitalismos anglo-saxónico, renano e nipónico nos desafios e nas respostas à globalização. Pretende estudar a globalização e a responsabilidade social das empresas face às ameaças do mundo atual, sobretudo as alterações climáticas, a escassez de recursos naturais, as disparidades económicas e o terrorismo, e procura debater as exigências de sustentabilidade e a vontade de impor códigos de conduta e de ética nas empresas. Oferece bibliografia atualizada sobre um capitalismo moralizado e uma globalização humanizada para ultrapassar a crise económica de 2008.
A disciplina de REE contempla seis capítulos: O primeiro apresenta as origens e as características da economia capitalista, e os seus passos até aos nossos dias, comparando a globalização de finais do século XIX com a atual. O segundo capítulo apresenta a cultura económica veiculada pelas religiões para explicar algumas condutas e comportamentos económicos e analisa o conceito de felicidade. O terceiro capítulo estuda a globalização e os novos desafios da economia, apontando possíveis estratégias para remediar a «injustiça económica» na distribuição da riqueza entre países e entre famílias. O quarto capítulo estuda as empresas e a sua responsabilidade social, apresentando as visões e as virtudes de alguns capitães da indústria e de algumas empresas multinacionais. O quinto capítulo analisa o princípio da sustentabilidade e estuda vários documentos de organizações internacionais. O último capítulo diz respeito aos desafios da moralização das empresas.
A disciplina compreende 60 horas de lecionação que são distribuídas por aulas teóricas e aulas teórico-práticas em igual proporção. Nas aulas práticas, são trabalhados como documentos fundamentais: a Carta das Nações Unidas; a Carta Internacional dos Direitos Humanos; a Convenção Sobre os Direitos da Criança; a Convenção Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres; a Prevenção da Discriminação Racial e a Convenção da OIT sobre a Abolição do Trabalho Forçado.
ALMEIDA (2010). ÉTICA, VALORES HUMANOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS, LISBOA: PRINCIPIA.
ARISTÓTELES (2004). A ÉTICA A NICÓMACO, LISBOA: QUETZAL.
MENDES, VICTOR (2002). DIREITOS HUMANOS, LISBOA: VISLIS.
MERCIER, SAMUEL (2003). A ÉTICA NAS EMPRESAS, (1999), PORTO: AFRONTAMENTO.
MOREIRA, JOSÉ MANUEL (1999). A CONTAS COM A ÉTICA EMPRESARIAL, CASCAIS: PRINCIPIA.
NEVES, JOÃO CÉSAR DAS (2008). INTRODUÇÃO À ÉTICA EMPRESARIAL, CASCAIS: PRINCIPIA.
SEN, AMARTYA (1993). ÉTHIQUE ET ECONOMIE, (1987), PARIS: PUF.
AAVV (2007). GESTÃO ÉTICA E SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: TEORIA E PRÁTICA. LISBOA, ED. RH.
BENTO, VITOR (2011). ECONOMIA, MORAL E POLÍTICA, LISBOA: ED. FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS, 2011.
CLINTON, BILL, DAR (2008). COMO CADA UM DE NÓS PODE MUDAR O MUNDO, (2006), LISBOA: CASA DAS LETRAS.
0103166
6