Programming for Mobile Devices

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Objectives

Promover competências necessárias ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. Apresentar e implementar os principais conceitos relativos ao desenvolvimento de software voltado para dispositivos móveis, desde os requisitos e desafios desse tipo de software, passando pela sua arquitetura e mecanismos de comunicação até uma discussão sobre plataformas de desenvolvimento.

Program

1. Introdução ao desenvolvimento para dispositivos móveis.

1.1.  Principais plataformas móveis.

1.2.  Dispositivos existentes no mercado.

2. Arquitetura de um dispositivo móvel:

2.1.  Recursos do processador

2.2.  Memória

2.3.  Dispositivos de entrada e saída específicos

2.4.  Limitações da arquitetura

3. Usabilidade e interface com o utilizador:

3.1.  Navegação

3.2.  Aparência

3.3.  Feedback

3.4.  Otimização

4. Desenvolvimento para dispositivos móveis

4.1.  Escolha e instalação de uma framework de desenvolvimento

4.2.  Configuração do ambiente de desenvolvimento

4.3.  API’s do sistema

4.4.  Biblioteca de interface

4.5.  Padrões de projeto móvel

5. Desenvolvimento de aplicações móveis multiplataforma com recurso a ferramentas de desenvolvimento

Teaching Methodologies

Desenvolvimento acompanhado de um projeto na plataforma de Flutter. Nas aulas teóricas desenvolve-se o conhecimento dos conceitos básicos da programação de dispositivos móveis bem com a linguagem usada Dart.

Bibliography

Lecheta, R. (2010). Google Android: Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 2. ed. São Paulo: Novatec. Gargenta, M. (2010). Learning Android. O’Reilly Media.

Teruel, E. (2010). Web Mobile: Desenvolva Sites para Dispositivos Móveis com Tecnologias de Uso Livre. Ciência Moderna.

Code

0000296

ECTS Credits

6

Classes

  • Aplicação - 55 hours
  • Teórico-Práticas - 22 hours

Evaluation Methodology

  • Projeto: 70%
  • Teste: 30%