Elements of Mathematics

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Objectives

Desenvolver no aluno a capacidade de analisar determinados problemas utilizando o pensamento abstrato, bem como a inferência lógica, com o intuito de obter soluções rigorosas e concisas.

Program

1. Introdução à Teoria dos Conjuntos

Conjuntos e elementos. Noção de subconjunto. Partição de um conjunto. Propriedades. Operações entre conjuntos. Diagrama Venn. Relação de ordem. Diagrama de Hasse.

Produto cartesiano. Relações Binárias.

2. Introdução à Lógica Matemática e Álgebra de Boole

Expressões da linguagem matemática. Conectivos lógicos. Equivalências lógicas. Tabelas de verdade. Tautologias, Contradição e Contingência.

Raciocínio matemático: Argumentos. Regras de inferência. Álgebra de Boole. Princípio de Dualidade.

3. Introdução à teoria das Matrizes

Definição. Propriedades. Vetores. Operações entre matrizes.

4. Introdução à teoria dos números Somatórios e Produtos.

Divisibilidade nos números inteiros. Propriedades.

Sistemas Numéricos: B2, B8, B16 e B64. Conversão entre sistemas. Operações. Números Primos. Números Primos entre si.

Máximo divisor comum. Mínimo múltiplo comum.

Teaching Methodologies

Alguns temas de Matemática são primordiais para quaisquer cursos que exijam uma componente curricular básica nessa área. A unidade curricular Elementos de Matemática aborda alguns dos temas essenciais para o desenvolvimento de áreas ao nível de outras Ciências.

Como objetivo geral, pretende desenvolver o raciocínio matemático claro e preciso, através de aulas teórico-práticas onde o aluno desenvolve a capacidade de analisar determinados problemas utilizando o pensamento abstrato, bem como a inferência lógica, com o intuito de obter soluções rigorosas e concisas.

O conhecimento de lógica proposicional, álgebra de Boole, teoria dos conjuntos, base de teoria dos números, operações com bases e matrizes, bem como o conhecimento de algoritmos e aplicações matemáticas. serão transmitidos e, através da prática, o aluno obterá a aptidão de utilizar as técnicas matemáticas para a resolução de questões de configuração, bem como desenvolver a capacidade de pesquisa, a criatividade e a autonomia.

Serão utilizadas estratégias para uma eficaz transmissão de como deve-se abordar um problema para a sua resolução, procurando adaptar o melhor possível às situações do dia-a-dia, tendo por objeto a utilização de meios informáticos, a fim do aluno experimentar os conceitos, resultados e técnicas das teorias apresentadas, úteis na análise de procedimentos e algoritmos.

Avaliação:

É obrigatória a presença de 75 % das aulas para os alunos inscritos em regime normal, exceto os trabalhadores-estudantes. A Avaliação por frequência compreenderá quatro testes individuais, um ao final de cada capítulo/módulo.

Designação e percentagens:

  • Teste I (T1) – 25%
  • Teste II (T2) – 25%
  • Teste III (T3) – 25%
  • Teste IV (T4) – 25%

Para a aprovação por Frequência, se 25% T1 +25% T2 + 25% T3 + 25% T4 for maior ou igual a 9,5 valores, o aluno está Aprovado (A). Se não obter o mínimo de 9,5 valores o aluno é Reprovado por frequência (R) e Admitido a Exame (AD) no caso de ter frequentado 65% das aulas como é exigido.

Os alunos em regime normal, exceto os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante, que não frequentaram 65% das aulas estão Reprovados (R) e Excluídos dos Exames por Falta (EF), independentemente das notas obtidas nas frequências.

Não estão previstas provas orais.

Bibliography

Bibliografia:

  • • Edgar de Alencar Filho, Teoria Elementar dos Números, Livraria Nobel, 1981.
  • • Jacob Daghlian, Lógica e álgebra de Boole, Editora Atlas S.A., 4.ª Ed., 2008
  • • R. Graham, D. Knuth e O. Patashnik, Concrete Mathematics: A Foundation for Computer Science, (2nd Edition), Addison-Wesley, 1994.
  • • Winfried Karl Grassman e Jean-Paul Tremblay, Logic and Discrete Mathematics, Prentice-Hall, 1996.
  • • Seymour Lipschutz e Marc Lipson, Álgebra Linear, Coleção Schaum, 4.ª Ed., 2011.

Code

0000294

ECTS Credits

6

Classes

  • Teórico-Práticas - 77 hours

Evaluation Methodology

  • De acordo com Métodos de Ensino: 100%