Desenho de Programas

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Objetivos

Promover o desenvolvimento de competências para a aprendizagem de conceitos fundamentais do desenho de programas e da programação utilizando como suporte a programação por blocos com recurso a Scratch e AppInventor.

Programa

1. Introdução ao desenho de programas com Scratch:
1.1.  Estrutura de um programa.
1.2.  Manipulação de informação (variáveis, constantes, tipos de dados e operadores).
1.3.  Estruturas de controlo de fluxo de dados (estruturas de seleção e repetição).
1.4.  Subprogramas.
1.5.  Manipulação de objetos.

2. Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis com AppInventor:
2.1.  Conceito de Mobilidade
2.2.  Utilidade das aplicações móveis
2.3.  Instalação do AppInventor
2.4.  Ambiente de desenvolvimento
2.5.  Componentes
2.6.  Propriedades
2.7.  Eventos

Métodos de ensino

Nas aulas teórico-práticas, com uma carga horária de 12 horas de contacto, é proporcionada a exposição dos conceitos, acompanhada por exemplos ilustrativos. Estes conceitos são trabalhados e consolidados nas aulas práticas, através da resolução de problemas, proporcionando aos alunos a participação na construção das soluções, através da discussão de ideias e partilha de experiências, bem como o trabalho autónomo, mas supervisionado.

Avaliação:
Os resultados da aprendizagem são avaliados através de avaliação contínua individual (AC), de um teste escrito individual (TI) e do desenvolvimento de um projeto em grupo (P), com entregas faseadas.
A classificação final é obtida da seguinte forma: 0,2*AC + 0,4*P+0,4*TI se (P+TI)/2>=9,5; senão (P+TI)/2.

A avaliação contínua individual (AC) contempla:

  • Assiduidade.
  • Participação na aula.
  • Trabalho individual.

Notas:

  • Cada aluno deverá cumprir no mínimo 70% de assiduidade às aulas, sob pena de reprovar (exceção: trabalhador-estudante).
  • Não existem provas orais.

Bibliografia

Bibliografia
Wolber D., Abelson H., Spertus E. & Looney L. (2011). App Inventor – Create Your Own Android Apps. USA: O’Reilly. McGrath, M. (2012). Building Android Apps in Easy Steps: Using App Inventor. United Kingdom: In Easy Steps Limited Hiperligações
http://scratch.mit.edu
http://scratched.media.mit.edu/resources/cartilha-scratch-day-ufes-scratch-primer

Código

0000310

ECTS

3

Aulas

  • Aplicação - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 12 horas

Método de Avaliação

  • De acordo com Métodos de Ensino: 100%