Web Design I

« Return

Objectives

Compreender e motivar para a importância crescente das interfaces, em particular na Web, como fator decisivo para a interação com os utilizadores e conhecer os princípios, modelos e técnicas de interação que permitem analisar, avaliar e melhorar as interfaces. Aplicar estes conhecimentos na criação de um sítio Web.

Program

Sistemas interativos e engenharia da usabilidade. Análise de tarefas. Conceção e desenho de ecrãs. Prototipagem. Avaliação da usabilidade. WWW. HTML. CSS.

Teaching Methodologies

As aulas teóricas são expositivas e os conceitos são apresentados através de exemplos e demonstrações onde se pretende demonstrar a aplicabilidade e a importância destes conceitos. Esses exemplos ilustram boas práticas e soluções nas quais os problemas resultantes da não aplicação das regras e metodologias corretas são facilmente identificados. Nas aulas práticas, os alunos, em grupos de 2 elementos, implementam pequenos projetos onde investigam e aplicam as regras básicas de usabilidade, experiência do utilizador e acessibilidade e aplicam modelos e técnicas de interação. Particular importância é dada à Web: aprender HTML e CSS proporciona competências para criar sites que permitem aos utilizadores aceder à informação de forma eficiente e agradável, de acordo com as suas expectativas.

Os trabalhos propostos pretendem que, a partir de objetivos e especificações do mundo real, os alunos adquiram competências para, em função do público-alvo, compreender a importância do design centrado no utilizador, definição de tarefas, implementação de protótipos e respetivas ferramentas, a sua avaliação, quer heurística ou com os utilizadores.

A plataforma Moodle da UAc (em http://moodle.uac.pt) é utilizada como repositório de material pedagógico e didático de apoio à aprendizagem, bem como plataforma de agendamento, divulgação e promoção de atividades complementares e gestão da avaliação elementos.

Avaliação:

Elementos da avaliação:

  • 1 Frequência (F): nota mínima 8 valores 
  • 1 Projetos prático (P): trabalho de grupo (os grupos podem ter no máximo 3 elementos), nota mínima 10 valores 
  • Avaliação contínua (AC): nota final 0,2AC +0,3F +0,5P 

Bibliography

Bibliografia
Nielsen, J., Usability Engineering, Academic Press, 1993. Hiperligações
XHTML 1.0 Specification - http://www.w3.org/TR/xhtml1/ Cascading Style Sheets Level 2 - http://www.w3.org/TR/REC-CSS2 W3Schools. http://www.w3schools.com/
SS Zen Garden. http://www.csszengarden.com/
Zeldman, J. "Fix Your Site With the Right DOCTYPE!", http://www.alistapart.com/articles/doctype/ Laravel Framework - http://laravel.com

Code

0000298

ECTS Credits

6

Classes

  • Aplicação - 55 hours
  • Teórico-Práticas - 22 hours

Evaluation Methodology

  • De acordo com Métodos de Ensino: 100%