Ensino Clínico em Enfermagem Gerontogeriátrica

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Objetivos

  1. Identificar as implicações das diferentes dimensões do fenómeno do envelhecimento e da longevidade da pessoa idosa e família;
  2. Identificar as implicações das políticas e recursos existentes na comunidade na prática dos enfermeiros;
  3.  Participar em programas e projetos dirigidos à pessoa idosa e família, nos diferentes contextos de cuidados;
  4.  Prestar cuidados de enfermagem à pessoa idosa e família, a todos os níveis de prevenção em saúde.

Competências a desenvolver de acordo com o perfil de competências do enfermeiro de cuidados gerais:

-       CGInst – 1, 2, 3, 4, 7, 12

-       CInterp – 13, 14,15, 17, 19

-       GGSis – 21, 23, 24, 25, 26

-       CEnfCG – A2 (8, 11, 12, 15, 16)

-       B1 (20, 21, 24, 25, 27)

-       B2 (32, 34, 36, 37, 38, 40, 42)

-       B3 (44, 45, 47, 52, 55, 58, 59, 60)

-       B4 (62, 63, 64, 65)

-       B5 (69)

-       B6 (73, 77, 78)

-       C2 (89)

-       C3 (96)

Programa

1. Mobilização de saberes gerontogeriátricos para o desenvolvimento de projetos de intervenção para a promoção da autonomia e independência da pessoa idosa e sua integração sociofamiliar;
2. Colaboração e/ou desenvolvimento de planos de intervenção de enfermagem com a pessoa idosa e família, respeitando a sua

 

Métodos de ensino

A orientação do estudante será promovida por um enfermeiro da instituição selecionada (supervisor clínico) e por um docente (supervisor pedagógico). Ocorrerão reuniões de orientação, supervisão e avaliação com periodicidade definida e sempre que necessário.

A metodologia de projeto ou do processo de enfermagem serão as estratégias metodológicas a adotar, consoante a realidade dos contextos de prática clínica e a concertação entre o supervisor pedagógico e os supervisores clínicos.

O supervisor pedagógico e o supervisor clínico orientarão o estudante para a promoção do envelhecimento ativo, através da implementação de atividades individuais e/ou em grupo, atendendo ao(s) cliente(s) selecionados, salvaguardando a personalização de cuidados.

Bibliografia

Alves, Fátima (coord.) (2013). Saúde, Medicina e Sociedade – Uma visão sociológica. Ed. Pactor.

Frias, Cidália (2013). Encontro de Corpos- Processo de Construção de Cuidados Enfermeiro/Pessoa em Fim de Vida. Ed. Lusociência.

Gaulejac, Vincent & Michel Legrand (2010). Intervenir par le récit de vie – entre histoire collective et histoire individuelle. Ed. Érès,

Leandro, Maria Engrácia, Paulo Nuno de Sousa Nossa, Victor Terças Rodrigues, (2009). Saúde e Sociedade – Os contributos (in)visíveis da família. Ed. Psico Soma.

Lopes, Noémia. (2014). “Os medicamentos no quotidiano: perceções de risco e práticas sociais”. In Maria Engrácia Leandro e Baltazar Monteiro, Saúde no Prisma da Sociologia - Olhares Plurais (p. 235 – 250). Ed. Psicosoma.

Lopes, Noémia, (2001). Recomposição Profissional da Enfermagem – estudo sociológico em contexto hospitalar. Ed. Quarteto.

Phaneuf, M. (2004). Comunicação, entrevista, relação de ajuda e validação. Ed. Lusociência.

Santos,F.S. (2009). Cuidados Paliativos-Discutindo a Vida, a Morte e o Morrer. Editora Atheneu.

Sequeira, Carlos (2016). Comunicação clínica e relação de ajuda. Ed. Lidel.

Teixeira, B.; Perestrelo, B. (2016). Mindfulness. Os Benefícios da atenção plena na saúde mental. Edições Mahatma.

Outros Textos serão facultados na plataforma Moodle , em função dos temas abordados.

Código

01060822

ECTS

12

Aulas

  • Outras / Ens. Clínico - 200 horas

Método de Avaliação

  • Supervisão clínica : 60%
  • Supervisão pedagógica: 40%