1. Contribuir para a afirmação da qualidade e da ética profissional docente, baseadas no rigor científico e na reflexão crítica 2.Capacitar para a compreensão da realidade educativa e para a resolução de problemas relativos a` prática profissional através do desenvolvimento de atitudes e competências investigativas 3. Promover a excelência no domínio dos conteúdos relativos a` área de docência, bem como na sua mobilização em contextos de ensino 4. Apoiar o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas nas características e necessidades dos alunos 5. Enquadrar o ensino da História nas políticas educativas atuais 6. Estimular a reflexão sobre a importância do ensino de História em sociedades contemporâneas e multiculturais, a` luz de princípios de inclusão e cidadania 7. Promover a familiarização com organizações educativas, bem como a capacidade para trabalhar em diversos tipos de equipas, a` luz de princípios deontológicos.
1. Aprofundar conhecimentos sobre as problemáticas dominantes nos campos e períodos de estudo inerentes à ciência histórica. 2. Consolidar o domínio de conceitos essenciais à historiografia. 3. Desenvolver competências de investigação e reflexão, mobilizando-as no estudo de contextos de iniciação à prática profissional. 4. Desenvolver competências de conceção e implementação de práticas de ensino sustentadas num conhecimento profundo dos conteúdos curriculares, das didáticas específicas e das características dos alunos. 5. Compreender a importância do ensino da História em sociedades contemporâneas e multiculturais. 6. Aperfeiçoar capacidades de comunicação e de trabalho colaborativo, potenciadas por um sólido conhecimento das organizações educativas, das normas que as regem e das dinâmicas sociais que as afetam. 7. Reconhecer implicações éticas, deontológicas, sociais e políticas do exercício da profissão docente, relacionando-as com questões de cidadania.
Podem candidatar-se ao mestrado os candidatos que: a) sejam titulares da Licenciatura em História (com 120 ECTS em História, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio) ou equivalente legal; b) outros candidatos que reúnam os requisitos de ingresso exigidos pelo regime jurídico de habilitação profissional para a docência (120 ECTS em História, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, e ainda candidatos com 75% dos créditos em História, que os poderão concluir durante o curso de Mestrado, ficando condicionada a essa conclusão a inscrição nas Didáticas e Iniciação à Prática Profissional (IPP), de acordo com o artigo 18º, pontos 5 e 6do mesmo decreto); c) ter um bom domínio oral e escrito da Língua Portuguesa, aferido mediante uma entrevista e prova escrita de natureza eliminatória (classificação mínima de 9,5 valores em cada uma).
Docente de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
Ponta Delgada
M812
120
2 Anos
Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.
Código | Nome | Ano | Semestre |
---|---|---|---|
02015657 | Didática da História I | 1º ano | 1º semestre |
02015668 | História da Arte e da Cultura | 1º ano | 1º semestre |
02015405 | Seminário de Investigação Educacional | 1º ano | 1º semestre |
02015643 | Temas de História Antiga e Medieval | 1º ano | 1º semestre |
02015514 | Teoria e Organização Curricular | 1º ano | 1º semestre |
02015685 | Conceções de Recursos Educativos em História | 1º ano | 2º semestre |
02015621 | Desenvolvimento Profissional e Deontologia Docente | 1º ano | 2º semestre |
02015531 | Desenvolvimento do Aluno em Contextos Sociais e Tecnológicos | 1º ano | 2º semestre |
02015696 | Didática da História II | 1º ano | 2º semestre |
02015679 | Problemáticas da História Moderna e Contemporânea | 1º ano | 2º semestre |
02015700 | Estágio em Ensino da História | 2º ano | Anual |
02015711 | Seminário de Didática em História | 2º ano | Anual |
0201384 | História dos Açores | 2º ano | 1º semestre |
02015610 | Relatório de Estágio | 2º ano | 2º semestre |
02015722 | Tecnologia Educacional no Ensino da História | 2º ano | 2º semestre |