Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação

« Voltar

Apresentação

O curso visa proporcionar aos licenciandos um percurso formativo que os qualifique para o exercício de funções (em Gabinetes de Relações Públicas, Gabinetes de Comunicação, Assessoria de Direção, Assessoria de Imprensa, Organização e Gestão de Eventos, Consultoria Externa, Hotelaria e Turismo, Instituições Governamentais, Associações de Solidariedade Social, Autarquias, Embaixadas, Museus e Associações Culturais) nas áreas da língua e comunicação, da organização empresarial e da gestão de recursos humanos. Possibilita ainda aos alunos a configuração do seu percurso académico mediante a escolha de um dos núcleos de formação propostos e de duas unidades curriculares de livre opção, numa adequada correlação entre o processo formativo e os interesses e perspetivas de carreira. Garante-se aos licenciandos a aquisição das competências necessárias ao desempenho de uma atividade profissional, quer no âmbito específico das relações públicas, quer em contextos profissionais afins.

Objetivos

O curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação visa uma formação alargada e rigorosa nas áreas da língua e comunicação, da organização empresarial e gestão de recursos humanos, da compreensão da sociedade contemporânea e dos seus padrões de comportamento, com prioridade para o comportamento do público interno e do público externo de empresas e instituições. Deste modo, garante-se a aquisição das competências necessárias ao desempenho de uma atividade profissional, quer no âmbito específico das relações públicas, quer em contextos profissionais afins. O desenvolvimento destas competências é assegurado nas diferentes unidades curriculares, onde se apresentam metodologias de ensino e sistemas de avaliação em conformidade com esse objetivo. Por sua vez, o Departamento de Línguas e Literaturas Modernas acompanha e monitoriza estes procedimentos através dos seus órgãos de governo e mediante a administração de inquéritos aos alunos.

Condições de acesso e ingresso

Os interessados podem candidatar-se ao curso através de um dos seguintes concursos nacionais organizados pela DGES: Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público; e Regimes Especiais. Podem ainda candidatar-se através dos seguintes concursos especiais, organizados pela Universidade dos Açores: Concursos Especiais para Acesso e Ingresso na Universidade dos Açores (Maiores de 23 Anos, Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica, Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional, Titulares de Outros Cursos Superiores, Titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados); Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso; Concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional na Universidade dos Açores. Em todos os casos, a candidatura está dependente do cumprimento por parte dos candidatos das condições exigidas para o efeito. Para mais informação sobre os concursos nacionais e as condições de acesso e ingresso consulte a página de DGES em www.dges.gov.pt, e para informação sobre os concursos especiais, consulte os regulamentos disponíveis na nossa página de Internet.

Saídas Profissionais

Relações públicas; Comunicação e assessoria de imprensa; Marketing; Gestão de redes sociais; Gestão de eventos; Gestão cultural; Protocolo;

Polo

Ponta Delgada

Código do Curso

9798

Créditos ECTS

180

Duração do Curso

3 Anos

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.



    Acreditações

  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Ef 2842/2011 de 18-03-2011

Unidades Curriculares