Licenciatura em Sociologia

« Voltar

Apresentação

No contexto da complexificação crescente das sociedades ocidentais justifica-se a existência de formações que possam lidar com essa realidade aos mais diversos níveis. A licenciatura em Sociologia fornece uma sólida formação das principais teorias estruturadoras da Sociologia, constituindo-se, assim, o primeiro objetivo geral deste ciclo de estudos. Acresce, como segundo, que este curso qualifica para o exercício de uma vasta gama de funções que vão desde a formação à animação de projetos de produção industrial e de desenho de serviços, passando pela intervenção social e pela gestão de unidades públicas de prestação de serviços vários, em áreas como os recursos humanos, o planeamento do território, a avaliação das políticas públicas ou a produção e monitorização de estatísticas sobre as mais diversas atividades humanas. Desta forma, responde a necessidades de profissionais em áreas concretas, mas muito distintas da atividade do estado e dos privados.

Objetivos

Os objetivos de aprendizagem articulam-se com os objetivos gerais, procurando-se formar profissionais em Sociologia com capacidade para mobilizarem as principais teorias e métodos da Sociologia tendo em vista a sua aplicação à diversidade de situações profissionais com que se confrontarão. Pretende-se: a) Promover o conhecimento das principais teorias da Sociologia; b) Promover o conhecimento dos métodos de recolha e tratamento de dados mais usados em Sociologia; c) Capacitar os alunos para a reflexividade em ordem a adequar conhecimentos adquiridos à diversidade de situações. Os objetivos são concretizados através da estrutura curricular do curso com disciplinas que capacitam os alunos com os conhecimentos desta ciência; disciplinas que fornecem aos alunos competências metodológicas e outras que radicam na reflexão e prática da Sociologia, num percurso com várias variantes.

Condições de acesso e ingresso

Os interessados podem candidatar-se ao curso através de um dos seguintes concursos nacionais organizados pela DGES: Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público; e Regimes Especiais. Podem ainda candidatar-se através dos seguintes concursos especiais, organizados pela Universidade dos Açores: Concursos Especiais para Acesso e Ingresso na Universidade dos Açores (Maiores de 23 Anos, Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica, Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional, Titulares de Outros Cursos Superiores, Titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados); Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso; Concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional na Universidade dos Açores. Em todos os casos, a candidatura está dependente do cumprimento por parte dos candidatos das condições exigidas para o efeito. Para mais informação sobre os concursos nacionais e as condições de acesso e ingresso consulte a página de DGES em www.dges.gov.pt, e para informação sobre os concursos especiais, consulte os regulamentos disponíveis na nossa página de Internet.

Saídas Profissionais

Profissões nas áreas dos recursos humanos, comunicação e mercado; Atividades de planeamento do território, avaliação das políticas públicas, produção e monitorização de estatísticas sobre as mais diversas atividades humanas; Assessoria e consultoria na área das organizações, das políticas sociais, de projetos de interesse social e coletivo; Atividade liberal e iniciativas empresariais próprias; Investigação na área das Ciências Sociais.

Polo

Ponta Delgada

Código do Curso

9240

Créditos ECTS

180

Duração do Curso

3 Anos

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.



    Acreditações

  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Ef 2844/2011 de 18-03-2011

Unidades Curriculares