Mestrado em Engenharia Zootécnica

« Voltar

Apresentação

O Mestrado em Engenharia Zootécnica visa proporcionar uma formação técnico-científica aprofundada na área da produção animal a todos os que optem por uma carreira docente, de investigação ou técnica, fornecendo informação teórica, uso de instrumentos de análise e capacidade de intervenção prática, ficando aptos a um imediato exercício profissional e capazes de uma permanente atualização perante novos avanços científicos e tecnológicos. Desta forma pretende-se que o mestrando adquira hábitos de procedimento experimental, capacidade de projeto e que, em última análise, desenvolva uma atitude crítica perante os problemas, que o habilite a definir com lucidez os caminhos que conduzam às melhores soluções na área da produção animal.

Objetivos

As competências que os estudantes deverão desenvolver estão definidas e são coerentes com os objetivos do ciclo de estudos, havendo unidades curriculares cuja temática é altamente motivadora quer do ponto de vista da sua aplicabilidade prática, quer do ponto de vista de novos trabalhos de investigação. Além disso, as metodologias de ensino e as didáticas estão adaptadas aos objetivos de ensino e facilitando, inclusive a participação dos estudantes na investigação. A média do tempo de estudo necessário corresponde aos ECTS estimados. A avaliação dos estudantes é feita em função dos objetivos de cada unidade curricular, havendo coordenação entre unidades, conteúdos e objetivos, as quais são do conhecimento dos alunos e dos professores. No final deste ciclo de estudos, o Mestre em Engenharia Zootécnica deve ser capaz de realizar projetos individuais, trabalhar em equipa, produzir relatórios, fazer apresentações, comunicar de forma eficaz, tratar dados e produzir informação e apostar na formação pessoal. Por vezes os estudantes são desafiados a trabalhar com situações concretas de empresas às quais os professores dão apoio, em situações em que é solicitado apoio à universidade. Desta forma, o Mestre em Engª Zootécnica deverá ser capaz de assegurar, com qualidade e competência, atos de engenharia concomitantes com o ciclo de estudos que concluiu e ser multifacetado, exibindo conhecimentos atualizados em diversos domínios, essencialmente na área da Produção Animal.

Condições de acesso e ingresso

Podem candidatar-se ao curso de mestrado: a) os titulares de licenciaturas em Ciências Agrárias, Biologia, Enfermagem Veterinária ou áreas afins, ou de habilitações legalmente equivalentes; b) os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo conselho científico como atestando capacidade para a realização do mestrado e demonstre larga experiência na área de estudos do curso.

Saídas Profissionais

Técnico e gestor de produção animal, em empresas de produção animal; Técnico e gestor de cooperativas, associações agrícolas e organizações de desenvolvimento rural; Consultor (elaboração, acompanhamento e avaliação de projetos) na área do meio rural; Técnico superior ou dirigente em entidades e empresas públicas e privadas ligadas ao sector rural; Formador na área da zootecnia; Investigador científico.

Polo

Angra do Heroísmo

Código do Curso

9287

Créditos ECTS

120

Duração do Curso

2 Anos

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral, regime presencial em horário pós-laboral.


    Informação disponível em breve.


    Acreditações

  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Ef 2825/2011 de 18-03-2011

Unidades Curriculares

Código Nome Ano Semestre
0200702Biologia da Lactação1º ano1º semestre
0200694Delineamento Experimental1º ano1º semestre
0200667Fisiologia Geral1º ano1º semestre
0200693Nutrição1º ano1º semestre
0200715Reprodução1º ano1º semestre
0200668Controlo Ambiental e Dimensionamento de Estruturas1º ano2º semestre
0200717Etologia e Ética na Produção Animal1º ano2º semestre
0200680Gestão da Empresa Agrícola1º ano2º semestre
0200703Produção de Monogástricos1º ano2º semestre
0200674Produção de Ruminantes1º ano2º semestre
0200690Seminário1º ano2º semestre
0200696Tese2º anoAnual