Licenciatura em Ciências Agrárias

« Voltar

Apresentação

A licenciatura em Ciências Agrárias (ramos Zootecnia e Agronomia) tem como objetivo formar profissionais com sólidos conhecimentos e competências, habilitados para corresponderem às exigências do mercado de trabalho Regional, Nacional e Internacional nas áreas da produção primária e transformação, serviços públicos, setores associativo/cooperativo, bem como em extensão e vulgarização rural. Procura-se neste ciclo de estudos uma abordagem multidisciplinar que conjuga formação científica e técnica de base relevante para o perfil pretendido com uma componente prática que aproxime os alunos da realidade que encontrarão na sua vida profissional futura.

Objetivos

A estrutura curricular assenta num projeto científico integrado, pautado por um fio condutor de interligação de conhecimentos a adquirir entre as diferentes áreas do saber, com as especificidades próprias para cada ramo da licenciatura. Os alunos terão de obter as seguintes competências genéricas e específicas ao longo dos 3 anos de formação: Competências genéricas - Capacidade de análise e síntese, de resolução de problemas das empresas de índole agropecuária e de autocrítica; Competências específicas - Capacidade de participar na decisão estratégica nas empresas, de trabalho individual e em equipa, de executar juízos holísticos e de resolução de problemas específicos do setor, de mudança e mobilidade internacional. A aquisição destas competências conduzirá à satisfação plena dos objetivos fixados, concretamente pelo fomento à atividade de investigação, de inovação e de aprofundamento de competências profissionais através dos trabalhos práticos e da disciplina de Projeto, ou seja, de forma global através das metodologias de trabalho utilizadas em cada UC.

Condições de acesso e ingresso

Os interessados podem candidatar-se ao curso através de um dos seguintes concursos nacionais organizados pela DGES: Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público; e Regimes Especiais. Podem ainda candidatar-se através dos seguintes concursos especiais, organizados pela Universidade dos Açores: Concursos Especiais para Acesso e Ingresso na Universidade dos Açores (Maiores de 23 Anos, Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica, Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional, Titulares de Outros Cursos Superiores, Titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados); Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso; Concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional na Universidade dos Açores. Em todos os casos, a candidatura está dependente do cumprimento por parte dos candidatos das condições exigidas para o efeito. Para mais informação sobre os concursos nacionais e as condições de acesso e ingresso consulte a página de DGES em www.dges.gov.pt, e para informação sobre os concursos especiais, consulte os regulamentos disponíveis na nossa página de Internet.

Saídas Profissionais

Explorações agropecuárias; Indústrias agroalimentares; Serviços públicos; Setor associativo e cooperativo; Gestão técnico-económica e crédito agrícola; Investigação e experimentação.

Polo

Angra do Heroísmo

Código do Curso

9022

Créditos ECTS

180

Duração do Curso

3 Anos

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.


    Informação disponível em breve.


    Acreditações

  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Ef 2820/2011 de 18-03-2011

Unidades Curriculares