Objetivos gerais definidos para o ciclo de estudos: a) Analisar a problemática Saúde/Doença a nível nacional; b) Participar como enfermeiro e cidadão na elaboração de propostas de intervenção nas problemáticas de Saúde/Doença; c) Desenvolver atividades de educação para a saúde, utilizando metodologias de didática adequadas; d) Identificar as alterações fisiopsicopatológicas no Homem de modo a fundamentar a prestação de cuidados; e) Analisar as situações únicas de cada indivíduo/família na dualidade Saúde/Doença e a intervenção de enfermagem; f) Aplicar medidas de prevenção a nível primário, secundário e terciário, utilizando os recursos da equipe coordenando-os com outros, extra, intra e interinstitucionais; g) Dinamizar métodos de gestão institucionais, de trabalho em equipa e de intervenção pessoal/familiar consentâneos com a orientação em enfermagem; h) Desenvolver capacidades a nível da produção/consumo de investigação na área prestação de cuidados de enfermagem. • Nos ensinos clínicos os estudantes encontram-se sob orientação pedagógica e científica por docentes com o título profissional de Enfermeiro/Enfermeiro Especialista e sob supervisão clínica nos contextos por Enfermeiros/Enfermeiros Especialistas preferencialmente com competências acrescida em supervisão clínica. • Os Ensinos Clínicos ocorrem em instituições de saúde, preferencialmente em contextos com idoneidade formativa certificada pela Ordem dos Enfermeiros.
Competências publicadas pela Ordem dos Enfermeiros (2003) para os enfermeiros de cuidados gerais, analisadas e selecionadas com as competências Tuning (Tuning Educational Structures in Europe, Phase II ©). A operacionalização dos objetivos realiza-se na atualização constante das evidências científicas em cada unidade curricular, de carácter T. TP e P e em ensino clínico. São delineados objetivos e competências de acordo com o estádio de desenvolvimento do grupo de estudantes. A medição do seu sucesso é realizada através de testes individuais, brainstorming, trabalhos de grupo, apresentação de trabalhos, role-playing, portfolios, e a realização de estudos de caso com padrões de documentação com linguagem classificada (CIPE), sessões de educação para a Saúde, visitação domiciliária. Nas estratégias de ensino aprendizagem, são avaliados quantitativa e qualitativamente conhecimentos e competências, sendo o ensino clínico também apoiado por tutores da prática clínica
Os interessados podem candidatar-se ao curso através de um dos seguintes concursos nacionais organizados pela DGES: Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público; e Regimes Especiais. Podem ainda candidatar-se através dos seguintes concursos especiais, organizados pela Universidade dos Açores: Concursos Especiais para Acesso e Ingresso na Universidade dos Açores (Maiores de 23 Anos, Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica, Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional, Titulares de Outros Cursos Superiores, Titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados); Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso; Concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional na Universidade dos Açores. Em todos os casos, a candidatura está dependente do cumprimento por parte dos candidatos das condições exigidas para o efeito. Para mais informação sobre os concursos nacionais e as condições de acesso e ingresso consulte a página de DGES em www.dges.gov.pt, e para informação sobre os concursos especiais, consulte os regulamentos disponíveis na nossa página de Internet. Pré-Requisito exigido para acesso: Grupo A - Comunicação interpessoal
Formar para a prestação e gestão de cuidados gerais de enfermagem; Habilitar para a prevenção da doença, assim como para o tratamento, reabilitação e reinserção social dos pacientes ao longo do ciclo de vida; Permitir a aquisição do título profissional de Enfermeiro reconhecido pela Ordem dos Enfermeiros, Hospitais, Centros de Saúde e Clínicas; Lares; Escolas, creches e jardins-de-infância; Serviços de Medicina no trabalho; Trabalhador independente.
Angra do Heroísmo
9500
240
4 Anos
Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.