Aprofundar o estudo da Filosofia para Crianças enquanto área filosófica. Fomentar a compreensão do programa de Filosofia para Crianças (FpC), desde a sua génese até aos diversos modelos atuais. Explorar os pressupostos filosóficos e a estrutura de uma “comunidade de investigação filosófica”. Promover o papel do educador nas comunidades de investigação filosófica enquanto facilitador que modela o rigor do discurso filosófico e introduz os utensílios conceptuais necessários à atividade dialógica do grupo. Estabelecer uma articulação entre a FpC e as áreas da Literatura para a Infância e das Expressões Artísticas, enquanto potenciais estímulos para a construção de diálogo filosófico em comunidade de investigação. Compreender a FpC como proposta filosófico-educativa para um modelo de cidadania comprometida e responsável, com impacto na formação integral do ser humano. Promover o desenvolvimento de investigação académica autónoma e original no domínio filosófico da Filosofia para Crianças.
Compreender os pressupostos subjacentes às diferentes abordagens à Filosofia para Crianças. Reconhecer o papel da Filosofia para Crianças no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos seres humanos. Identificar a relevância do exercício do pensamento multidimensional (crítico, criativo e valorativo), subjacente ao trabalho filosófico com crianças. Adquirir ferramentas metodológicas e de reflexão filosófica para uma formação específica em Filosofia para Crianças. Desenvolver competências específicas de facilitação de um diálogo filosófico rigoroso com crianças. Mobilizar aprendizagens de modo colaborativo com recurso a tecnologias síncronas e assíncronas, integrando já os conhecimentos adquiridos na prática profissional, mediante um modelo de ensino presencial e à distância. Desenvolver uma investigação académica autónoma e original em Filosofia para Crianças.
Podem candidatar-se ao mestrado: a) Titulares do grau de licenciado ou habilitações legalmente equivalentes, nas áreas de filosofia e cultura portuguesa, filosofia, educação básica, educação de infância, psicologia, assim como em áreas afins aos domínios de educação e intervenção social com crianças e jovens; b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico como atestando capacidade para a realização do mestrado.
Não obstante não assumir uma natureza profissionalizante, o curso de Mestrado visa dotar profissionais já formados com as ferramentas filosófico-educativas necessárias para a promoção de uma atitude ativa nos processos de formação de crianças e jovens. Neste contexto, dirige-se a um vasto conjunto de profissionais, permitindo uma abordagem alternativa aos tradicionais processos de ensino-aprendizagem e promovendo um acompanhamento efetivo da prática do pensamento filosófico com grupos de crianças.
Ponta Delgada
M881
120
2 Anos
Frequência em regime b-Learning, em horário pós-laboral.
Código | Nome | Ano | Semestre |
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0201432 | Expressões Artísticas e Literatura para a Infância | 1º ano | 1º semestre |
0201476 | Filosofia para Crianças: Génese e Desenvolvimento | 1º ano | 1º semestre |
0201453 | Oficina de Filosofia para Crianças I | 1º ano | 1º semestre |
0201473 | Temas Fundamentais da Filosofia | 1º ano | 1º semestre |
0201484 | Filosofia para Crianças: Atualidade e Prospetiva | 1º ano | 2º semestre |
0201486 | Oficina de Filosofia para Crianças II | 1º ano | 2º semestre |
0201474 | Textos Filosóficos | 1º ano | 2º semestre |
0201471 | Valor e Sentido da Filosofia | 1º ano | 2º semestre |
0201441 | Seminário I | 2º ano | 1º semestre |
0201489 | Dissertação | 2º ano | 2º semestre |
0201435 | Seminário II | 2º ano | 2º semestre |