Mestrado em Gestão de Empresas (MBA)

« Voltar

Apresentação

O Mestrado foi estruturado de modo a promover uma sólida formação científica e o desenvolvimento das competências necessárias à capacitação profissional dos gestores, quadros superiores, empresários e empreendedores. Este programa promove conteúdos transversais no domínio da gestão, que possibilitam uma progressão na carreia e uma atualização de conhecimentos técnicos. O primeiro ano contempla 15 unidades curriculares, divididas por 3 trimestres, perfazendo 60 ECTS. O segundo ano compreende a elaboração de um trabalho de investigação, consubstanciado numa dissertação, trabalho de projeto ou relatório de estágio, também correspondendo a 60 ECTS.

Objetivos

O Mestrado em Gestão de Empresas (MBA) tem como principais objetivos proporcionar uma formação transversal no domínio da gestão, consubstanciada pelo emprego de diferentes técnicas e utilização das principais ferramentas de gestão, que permitem alavancar as capacidades de tomada de decisão e liderança. Neste sentido, permite ao profissional tomar decisões eficazes em diferentes contextos e posições de gestão; fomentar a utilização de métodos e técnicas de gestão, empregando, de forma integrada, os conhecimentos na análise e resolução de problemas de cariz empresarial; e desenvolver capacidades de liderança, tomada de decisão, inovação e de comunicação oral e escrita, necessárias para a compreensão e avaliação de situações complexas.

Condições de acesso e ingresso

Podem candidatar-se ao mestrado: a) Os titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal; b) Os titulares de grau académico superior estrangeiro ou equivalente legal, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro ou equivalente legal, reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico da UAc; d) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico da UAc como atestando capacidade para a realização do mestrado.

Saídas Profissionais

Gestão: diretor geral, assessor da administração, assessor de direção de qualquer área funcional ou divisão, consultor de gestão; Marketing: diretor ou consultor de marketing, gestor de marcas, gestor de produto e gestor de redes sociais; Finanças: diretor financeiro, assistente do diretor financeiro, controller e analista de projetos; Recursos Humanos: diretor, assessor da direção ou consultor de recursos humanos.

Polo

Ponta Delgada

Código do Curso

9298

Créditos ECTS

120

Duração do Curso

2 Anos

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral, regime presencial em horário pós-laboral.



    Acreditações

  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Ef 2858/2011 de 18-03-2011

Unidades Curriculares

Código Nome Ano Semestre
0200512Análise Financeira1º ano1º trimestre
0200508Comportamento Organizacional1º ano1º trimestre
0200554Contabilidade e Gestão Fiscal1º ano1º trimestre
0200548Economia Aplicada1º ano1º trimestre
0200532Métodos Estatísticos1º ano1º trimestre
0200544Estratégia Empresarial1º ano2º trimestre
0200509Finanças1º ano2º trimestre
0200533Marketing1º ano2º trimestre
0200524Produção e Operações1º ano2º trimestre
0200523Recursos Humanos1º ano2º trimestre
0200531Complementos de Finanças1º ano3º trimestre
0200546Complementos de Marketing1º ano3º trimestre
0200510Controlo de Gestão1º ano3º trimestre
0200547Política Económica1º ano3º trimestre
02015462Seminário1º ano3º trimestre
02015473Dissertação/Trabalho de Projeto/Relatório de Estágio2º anoAnual