Mestrado em Gestão de Empresas (MBA)

« Voltar

Apresentação

O Mestrado foi estruturado de modo a proporcionar os conhecimentos e capacidades necessários ao desenvolvimento profissional de gestores, quadros superiores e empresários. Procura, ainda, facultar uma formação avançada a docentes no domínio científico da gestão. Este programa em termos de conteúdos pode ser considerado como generalista, servindo para a progressão na carreira. Neste sentido tem como principais objetivos: proporcionar uma formação sólida e atualizada que permita ao profissional tomar decisões eficazes em diferentes contextos e posições de gestão; fomentar a utilização de métodos, técnicas de gestão, de modo a que se utilizem conhecimentos de forma integrada na análise e resolução de problemas de cariz empresarial; e desenvolver capacidades de liderança, tomada de decisão e de comunicação oral e escrita necessárias para a compreensão e avaliação de situações complexas. O segundo ano deste programa compreende a elaboração de um trabalho de investigação.

Objetivos

O Mestrado em Gestão de Empresas/MBA tem como principais objetivos proporcionar uma formação genérica em gestão e nas diversas técnicas e instrumentos de suporte que permitam desenvolver capacidades de liderança, tomada de decisão e um conhecimento transversal a toda a organização. Estes objetivos são operacionalizados a três níveis: 1. Domínio técnico: compreende o conjunto de conhecimentos científicos técnicos necessários à compreensão e atuação ao nível da gestão em geral; 2. Domínio teórico: compreende os referenciais teóricos de cada uma das áreas disciplinares abordadas, as metodologias, as técnicas e os instrumentos que possibilitarão a correta atuação, decisão e desenvolvimento dos indivíduos em contexto de trabalho; 3. Domínio prático: compreende o fomento da capacidade autodidata de aprendizagem.

Condições de acesso e ingresso

Podem candidatar-se ao mestrado: a) Os titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal; b) Os titulares de grau académico superior estrangeiro ou equivalente legal, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro ou equivalente legal, reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico da UAc; d) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico da UAc como atestando capacidade para a realização do mestrado.

Saídas Profissionais

Gestão: diretor geral, assessor de administração, assessor de direção de qualquer área funcional ou divisão, consultor de gestão; Marketing: diretor ou consultor de marketing; Finanças e controlo: diretor financeiro, assistente do diretor financeiro, controller e analista de projetos; Recursos humanos: diretor, assistente de diretor ou consultor de recursos humanos.

Polo

Ponta Delgada

Código do Curso

9298

Créditos ECTS

120

Duração do Curso

2 Anos

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral, regime presencial em horário pós-laboral.



    Acreditações

  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Ef 2858/2011 de 18-03-2011

Unidades Curriculares

Código Nome Ano Semestre
0200512Análise Financeira1º ano1º trimestre
0200508Comportamento Organizacional1º ano1º trimestre
0200554Contabilidade e Gestão Fiscal1º ano1º trimestre
0200548Economia Aplicada1º ano1º trimestre
0200532Métodos Estatísticos1º ano1º trimestre
0200510Controlo de Gestão1º ano2º trimestre
0200544Estratégia Empresarial1º ano2º trimestre
0200509Finanças1º ano2º trimestre
0200533Marketing1º ano2º trimestre
0200524Produção e Operações1º ano2º trimestre
0200531Complementos de Finanças1º ano3º trimestre
0200546Complementos de Marketing1º ano3º trimestre
0200547Política Económica1º ano3º trimestre
0200523Recursos Humanos1º ano3º trimestre
0200541Dissertação/Projecto/Estágio em Gestão de Empresas2º anoAnual

Unidades Curriculares Opcionais

Código Nome Ano Semestre
0200537Direito da Empresa1º ano3º trimestre
0200538Inovação e Tecnologia1º ano3º trimestre
0200545Negócios Internacionais1º ano3º trimestre
0200515Sistemas de Decisão1º ano3º trimestre
0200520Sistemas de Informação para a Gestão1º ano3º trimestre