Mestrado em Biodiversidade e Biotecnologia

« Voltar
Apresentação

O curso permitirá uma evolução gradual e integrada nas vertentes da biologia e na interface com a gestão, a química e os métodos quantitativos. O tronco comum visa assegurar o desenvolvimento de competências gerais, enquadráveis no perfil definido para o biólogo pela respetiva ordem profissional. Na área de especialização em biodiversidade, privilegia-se a aquisição de competências sobre a classificação dos seres vivos, utilizando metodologias atuais, a análise dos processos micro e macro evolutivos, o estudo dos recursos genéticos e da genética populacional, as ferramentas utilizadas em biologia da conservação e em gestão ambiental, bem como formação de base que permita iniciar estudos de modelação. Na área de especialização em biotecnologia, privilegia-se a aquisição de competências sobre os processos moleculares envolvidos nas aplicações biotecnológicas e utilização de recursos biológicos, como sejam os marinhos e as espécies auxiliares em proteção integrada.

Objetivos

1. Dotar os estudantes de uma sólida formação programática e de competências técnico-científicas na área da Biologia, com especial incidência nas áreas científicas da Ecologia, Evolução e Biotecnologia; 2. Contribuir para a formação de recursos humanos de elevada qualificação, conhecedores da importância dos recursos biológicos, quer sejam os do meio ambiente terrestre quer ainda os do meio ambiente marinho e dulçaquícola, com vista à sua conservação e/ou valorização em termos biotecnológicos; 3. Desenvolver a capacidade de conceber e executar projetos de investigação de qualidade internacional; 4. Promover aptidões para o trabalho em grupo, de forma interdisciplinar, visando a identificação das potencialidades dos recursos biológicos para serem produzidos e comercializados numa base biotecnológica, visando ainda a criação do autoemprego; 5. Desenvolver a aptidão para realizar investigação de qualidade internacional.

Condições de acesso e ingresso

Podem candidatar-se ao ingresso no segundo ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre: - Titulares com o grau de licenciado ou habilitações legalmente equivalentes em Biologia, Biologia/Geologia, Engenharia do Ambiente, Ciências Agrárias, Biotecnologia, Microbiologia e áreas consideradas afins ou habilitações legalmente equivalentes; - Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico como atestando capacidade para a realização do mestrado.

Saídas Profissionais

Desempenho de funções em áreas ligadas à Biodiversidade e Biotecnologia, seja em empresas seja na administração pública; Autoemprego por via do empreendedorismo na identificação das potencialidades dos recursos biológicos para produção e comercialização numa base biotecnológica; Investigador nas áreas da Biodiversidade e Biotecnologia

Código do Curso

M815

Créditos ECTS

120

Duração do Curso

2 Anos

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral, regime presencial em horário pós-laboral.

Plano de Estudos