Licenciatura em Estudos Euro-Atlânticos

« Voltar

Apresentação

O ciclo de estudos apresenta dois objetivos, distintos e integrados. Por um lado, procura oferecer aos estudantes uma formação pluridisciplinar ampla, capaz de lhes disponibilizar competências e conhecimentos que os habilitem a compreenderem-se a si mesmos e aos universos, regional, nacional, europeu e internacional cada vez mais integrados e interdependentes em que se inserem, de modo a neles se poderem situar de forma crítica e racional e exercer uma atividade profissional. Assentando na Ciência Política, o curso abre-se à pluralidade de saberes, uns obrigatórios, outros opcionais, que são convocados com vista à promoção de uma visão integrada deste admirável mundo novo em que nos é dado viver. Por outro lado, o curso procura trazer os alunos para a investigação, expondo-os aos projetos de investigação dos docentes e motivando-os para a continuação dos seus estudos, designadamente no Mestrado em Relações Internacionais da Universidade dos Açores ou do Master em Estudos Europeus.

Objetivos

Os objetivos do ciclo de estudos prendem-se, sobretudo, com a aquisição e operacionalização de conhecimentos fundamentais nas áreas científicas de Ciência Política e afins, designadamente Filosofia, História, Direito, Línguas Estrangeiras e Economia. Trata-se de conhecimentos convocados com vista à disponibilização de competências capazes de permitir aos alunos compreender a evolução, a natureza e o funcionamento da União Europeia, entendida como comunidade política, e do sistema de relações internacionais – bem como o respetivo impacto sobre os subsistemas, nacional e regional. Paralelamente, num mundo marcado pela desintegração dos quadros de ordem tradicionais, procura-se formar, na ultraperiferia da Europa, cidadãos europeus, identificando a União e o sistema internacional como sendo os novos ambientes de que dispomos para nos situarmos e desenvolvermos projetos de vida, enquanto cidadãos europeus, incluindo uma atividade profissional. A avaliação do grau de cumprimento destes objetivos decorre em vários registos, que se situam entre aquela que é feita a nível individual por cada docente na respetiva unidade curricular e aquela que é feita pela instituição, no seu todo, designadamente em termos da garantia da qualidade. Importa ainda sublinhar a avaliação desenvolvida na comissão do curso, bem como os contributos que procuramos dos antigos alunos e dos professores que nos visitam, a partir dos quais se torna possível procurar introduzir melhoramentos ao ciclo de estudos. Esta avaliação por parte dos antigos alunos foi preciosa no processo de adaptação do plano de estudos do curso para Bolonha. No momento presente, assume particular relevância o apoio de professores e especialistas visitantes que na impossibilidade de identificar, em Ponta Delgada, um corpo docente especializado adequado para o efeito, nos permite, em cursos intensivos regulares, assegurar o cumprimento dos objetivos propostos, designadamente em termos do desenvolvimento de competências e de conhecimentos práticos sobre o funcionamento concreto da União Europeia.

Condições de acesso e ingresso

Os interessados podem candidatar-se ao curso através de um dos seguintes concursos nacionais organizados pela DGES: Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público; e Regimes Especiais. Podem ainda candidatar-se através dos seguintes concursos especiais, organizados pela Universidade dos Açores: Concursos Especiais para Acesso e Ingresso na Universidade dos Açores (Maiores de 23 Anos, Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica, Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional, Titulares de Outros Cursos Superiores, Titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados); Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso; Concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional na Universidade dos Açores. Em todos os casos, a candidatura está dependente do cumprimento por parte dos candidatos das condições exigidas para o efeito. Para mais informação sobre os concursos nacionais e as condições de acesso e ingresso consulte a página de DGES em www.dges.gov.pt, e para informação sobre os concursos especiais, consulte os regulamentos disponíveis na nossa página de Internet.

Saídas Profissionais

Atividade profissional na área da Ciência Política e dos Estudos Europeus em instituições locais, nacionais e internacionais, e agências de desenvolvimento e de lobby; Quadros superiores da União Europeia e da sua integração no Sistema Internacional Agentes político-partidários; Investigação científica na área da Ciência Política e dos Estudos Europeus.

Polo

Ponta Delgada

Código do Curso

L086

Créditos ECTS

180

Duração do Curso

3 Anos

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.



Não há informações de disciplinas a mostrar.