Licenciatura em Ciências do Mar

« Voltar

Apresentação

A importância do meio marinho é hoje amplamente reconhecida aos mais variados níveis, desde as Vertentes política, socioeconómica e estratégica aos domínios científico e de exploração de recursos. O principal objetivo do curso é dar resposta a estes desafios ao promover uma formação superior de caráter holístico, alicerçada numa base científica sólida em Ciências do Mar, Biologia e Ciências da Terra, complementada por outras temáticas. Os profissionais a formar dominarão ferramentas de trabalho que permitem caraterizar e monitorizar o meio marinho e poderão exercer a sua atividade em entidades oficiais, empresas e centros de investigação científica. São objetivos específicos do curso: 1) fornecer uma sólida formação científica, teórica e de trabalho de campo e laboratorial na área de estudos; 2) habilitar os alunos para recolher, interpretar e comunicar dados científicos; 3) permitir ao aluno prosseguir a sua formação avançada (2º e 3º ciclos) em diversas áreas de especialização.

Objetivos

O principal objetivo de aprendizagem pressupõe que os alunos apreendam o carácter holístico das Ciências do Mar, proporcionando uma formação solidamente ancorada em bases teóricas, nas metodologias de coleção e tratamento de dados e na definição de modelos conceptuais. Este objetivo subdivide-se numa série de subdomínios de aprendizagem: a) dominar os processos físicos, químicos e biogeoquímicos que ocorrem nos oceanos, b) compreender a diversidade de recursos biológicos e geológicos existentes nos oceanos, c) compreender a importância socioeconómica dos recursos marinhos, d) dominar as ferramentas de ordenamento e as condicionantes legais que impendem sobre o espaço marítimo, e) conhecer as tecnologias e métodos de exploração marinha, e f) integrar os conhecimentos num contexto mais lato das ciências sociais e humanas. Acrescem a estas competências outras de carácter transversal tais trabalho de equipa, responsabilidade, iniciativa e comunicação oral e escrita.

Condições de acesso e ingresso

Os interessados podem candidatar-se ao curso através de um dos seguintes concursos nacionais organizados pela DGES: Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público; e Regimes Especiais. Podem ainda candidatar-se através dos seguintes concursos especiais, organizados pela Universidade dos Açores: Concursos Especiais para Acesso e Ingresso na Universidade dos Açores (Maiores de 23 Anos, Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica, Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional, Titulares de Outros Cursos Superiores, Titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados); Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso; Concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional na Universidade dos Açores. Em todos os casos, a candidatura está dependente do cumprimento por parte dos candidatos das condições exigidas para o efeito. Para mais informação sobre os concursos nacionais e as condições de acesso e ingresso consulte a página de DGES em www.dges.gov.pt, e para informação sobre os concursos especiais, consulte os regulamentos disponíveis na nossa página de Internet.

Saídas Profissionais

Empresas públicas e privadas com atividades ligadas à exploração do mar; Serviços públicos na área das pescas, do ambiente, do turismo, etc; Investigação em institutos públicos e privados ligados ao estudo dos oceanos e atividades marítimas; Consultoria na área das Ciências do Mar; Criação de empresas de base científica e tecnológica na área dos serviços e recursos marítimos.

Polo

Ponta Delgada

Código do Curso

9041

Créditos ECTS

180

Duração do Curso

3 Anos

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.



    Acreditações

  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Cr 49/2015 de 09-06-2015

Não há informações de disciplinas a mostrar.