Mestrado em Geologia do Ambiente e Sociedade

« Voltar
Apresentação

O 2.º ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Geologia do Ambiente e Sociedade pretende formar profissionais que dominem as ferramentas de trabalho necessárias à caracterização, monitorização e remediação dos processos de interação entre as esferas da Terra, para que exerçam a sua atividade em entidades oficiais, empresas e centros de investigação científica. O objetivo secundário é contribuir para a redução dos impactes ambientais, para a exploração sustentável de recursos naturais e para a mitigação dos riscos naturais.

Objetivos

Formar profissionais que dominem as ferramentas de trabalho necessárias à caracterização, monitorização e remediação dos processos de interação entre as esferas da Terra. Contribuir para a redução dos impactes ambientais, para a exploração sustentável de recursos naturais e para a mitigação dos riscos naturais. Promover a compreensão do carácter holístico da Geologia do Ambiente. Proporcionar uma formação solidamente ancorada em bases teóricas, nas metodologias de recolha e tratamento de dados e na definição de modelos conceptuais e numéricos que permitam delinear as melhores estratégias para a resolução de problemas geoambientais nos seguintes domínios de aprendizagem: Perigos geológicos; Hidrogeologia; Poluição da água subterrânea e dos solos; Gestão de recursos hídricos; Geoquímica ambiental e saúde pública; Ordenamento territorial e Geologia; Diversidade geológica dos Açores.

Condições de acesso e ingresso

Podem candidatar-se ao ingresso no segundo ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre: a) Os titulares de licenciaturas em Geologia, Engenharia Geológica, Geofísica, Engenharia do Ambiente, Biologia/Geologia, ou áreas afins, ou de habilitações legalmente equivalentes às mencionadas; b) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo conselho científico como atestando capacidade para a realização do mestrado e demonstre larga experiência na área de estudos do curso.

Saídas Profissionais

Desempenho de funções em empresas ligadas à avaliação e monitorização de riscos geológicos, ambiente, recursos geológicos e ordenamento do território; Desempenho de funções em organismos públicos nas áreas de avaliação e monitorização de riscos geológicos, ambiente, recursos geológicos e ordenamento do território; Criação de autoemprego por via do empreendedorismo nos domínios supramencionados; Desenvolvimento de investigação fundamental e aplicada, nas áreas das Ciências da Terra e do Ambiente.

Código do Curso

M586

Créditos ECTS

120

Duração do Curso

2 Anos

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral, regime presencial em horário diurno.

Plano de Estudos

Código Nome Ano Semestre
0201328Cartografia Geoambiental1º ano1º semestre
0201323Dinâmica de Vertentes1º ano1º semestre
0201324Hidrogeologia1º ano1º semestre
0201341Métodos de Investigação em Ciências da Terra1º ano1º semestre
0201320Seminário 1 - Geologia dos Açores1º ano1º semestre
0201335Sismologia e Vulcanologia1º ano1º semestre
0201331Sistemas de Informação Geográfica1º ano1º semestre
0201321Geologia e Ordenamento do Território1º ano2º semestre
0201339Geoquímica Ambiental e Saúde Pública1º ano2º semestre
0201332Gestão Ambiental e Transformações Globais1º ano2º semestre
0201340Gestão de Recursos Hídricos1º ano2º semestre
0201330Riscos Geológicos1º ano2º semestre
0201322Seminário 2 - Geologia e o Meio Ambiente1º ano2º semestre
0201333Dissertação/Projeto2º anoAnual