Este ciclo de estudos tem como objetivo promover a Sociedade do Conhecimento para potenciar a capacidade das organizações, das entidades públicas e privadas e dos cidadãos, a nível internacional, nacional, regional, municipal e local, no que respeita: a) à avaliação dos riscos naturais e tecnológicos que constituem uma ameaça à segurança de pessoas, bens e infraestruturas e à definição de medidas mitigadoras de carácter geral e específico; b) à implementação, desenvolvimento e/ou consolidação de estruturas, procedimentos e mecanismos de proteção civil suscetíveis de contribuir para a prevenção de riscos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe; c) à adoção de comportamentos coletivos e individuais adequados à resposta a situações de crise eminente ou de emergência; d) às exigências dos processos de recuperação cultural, social, económica e financeira subsequentes à ocorrência de eventos graves ou catastróficos. O curso é dirigido para a aquisição de conhecimentos e competências específicas nos domínios da proteção civil, da avaliação de riscos naturais e tecnológicos, do planeamento de emergência e da gestão de crises, com interesse para um vasto leque de atividades profissionais, de entre as quais se destacam: proteção civil, agências de segurança, planeamento e ordenamento do território, ambiente e recursos naturais, educação, investigação científica e desenvolvimento tecnológico, indústria e comércio de produtos de segurança, jornalismo, companhias de seguros, prestação de serviços de consultoria e assessoria, e turismo.
a) Dotar de competências para a avaliação, prevenção e resposta aos acidentes ou catástrofes decorrentes de riscos naturais e tecnológicos que ameaçam pessoas, bens e infraestruturas. b) Capacitar para o apoio a organizações, entidades e cidadãos em situações de risco. c) Habilitar para a definição de medidas de caráter geral e específico mitigadoras do risco d) Capacitar para a adoção e implementação de medidas adequadas à resposta a situações de crise.
Os interessados podem candidatar-se ao curso através de um dos seguintes concursos nacionais organizados pela DGES: Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público; e Regimes Especiais. Podem ainda candidatar-se através dos seguintes concursos especiais, organizados pela Universidade dos Açores: Concursos Especiais para Acesso e Ingresso na Universidade dos Açores (Maiores de 23 Anos, Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica, Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional, Titulares de Outros Cursos Superiores, Titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados); Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso; Concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional na Universidade dos Açores. Em todos os casos, a candidatura está dependente do cumprimento por parte dos candidatos das condições exigidas para o efeito. Para mais informação sobre os concursos nacionais e as condições de acesso e ingresso consulte a página de DGES em www.dges.gov.pt, e para informação sobre os concursos especiais, consulte os regulamentos disponíveis na nossa página de Internet.
Proteção civil e agências de segurança; Companhias de seguros; Planeamento e ordenamento do território; Ambiente e recursos naturais; Prestação de serviços de consultoria e assessoria; Ensino, investigação e desenvolvimento tecnológico; Indústria e comércio de produtos de segurança; Jornalismo e turismo.
Ponta Delgada
8524
180
3 Anos
Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.