O objetivo do ciclo de estudos proposto é o desenvolvimento de metodologias e capacidades para fundamentar cientificamente a conceção e a avaliação de políticas públicas e instrumentos de gestão que possam contribuir para a satisfação das crescentes exigências da sociedade em múltiplos bens e serviços (recreio, biodiversidade, água, sequestro de carbono, bioenergias, etc.) provenientes do uso e da ocupação do solo. Os trade offs e complementaridades entre estes bens e serviços exigem desenvolvimentos interdisciplinares integrando uma variedade de campos científicos, tais como a ecologia, a agronomia, a economia, a sociologia, a geografia, a ciência política e a ética. Já há campos de investigação interdisciplinar deste tipo em abordagens como a da ecologia da paisagem, a biologia da conservação, a economia ecológica e a ciência regional, mas é necessário mais trabalho integrador das várias abordagens, de forma a progredir em termos de bases conceptuais e soluções a implementar.
Com a conclusão deste ciclo de estudos em Paisagem, Biodiversidade e Sociedade, os alunos ficarão habilitados a desenvolver metodologias integradoras de paradigmas disciplinares cujo objeto de análise é o Homem e o Meio Ambiente. Pretende-se nomeadamente que os alunos sejam capazes de aprender, adaptar e criar metodologias para: a) Avaliar bens e serviços suportados pela paisagem, tais como biodiversidade, caça, qualidade ambiental, recreio, sequestro de carbono; b) Desenhar e avaliar politicas para o uso do solo, tais como ordenamento, regulamentação, impostos e subsídios, criação de mercados ou novos regimes de direitos de propriedade; c) Propor e fundamentar instrumentos de apoio à decisão, tais como análise multicritério, modelação de sistemas ecológico-económicos, abordagens participativas; d) Entender práticas e perceções sociais, e de construção social do uso do solo; e) Desenvolver modelos espaciais que integrem o ambiente, a tecnologia, a economia e a regulação;
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos: a) titulares do grau de mestre em Agronomia, Economia, Biologia, Ambiente, Geografia, Engenharia, ou áreas afins, ou de habilitações legalmente equivalentes; b) titulares de licenciaturas com 240 ECTS, ou mais, em Agronomia, Economia, Biologia, Ambiente, Geografia, Engenharia, ou áreas afins, ou de habilitações legalmente equivalentes, que sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo conselho científico como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos e demonstre larga experiência na área de estudos em causa; c) detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo conselho científico como atestando capacidade para a realização do doutoramento e demonstre larga experiência na área do ciclo de estudos.
Consultor nas áreas do planeamento do território, política agroambiental, desenvolvimento rural, avaliação de impacto ambiental, qualidade do ar e do ambiente sonoro; Gestor de áreas protegidas, de recursos hídricos, de resíduos sólidos, de águas residuais e águas de abastecimento, de sistemas de controlo de poluição e de recursos energéticos; Investigador e avaliador de projetos na área do curso.
Angra do Heroísmo
5829
180
3 Anos
Frequência a tempo integral, em horário diurno.
Código | Nome | Ano | Semestre |
---|---|---|---|
0300006 | Paisagem, Biodiversidade e Sociedade | 1º ano | 1º semestre |
0300007 | Seminário de Projecto | 1º ano | 1º semestre |
0300028 | Proposta da Tese | 1º ano | 2º semestre |
0300029 | Elaboração da Tese | 2º ano | Anual |
0300030 | Elaboração e Defesa da Tese | 3º ano | Anual |
Código | Nome | Ano | Semestre |
---|---|---|---|
0300040 | Avaliação de Prioridades em Conservação | 1º ano | Semestral |
0300035 | Economia Agrícola e Agro-Alimentar | 1º ano | Semestral |
0300036 | Economia do Ambiente | 1º ano | Semestral |
0300034 | Ecoturismo e Valorização dos Recursos Naturais | 1º ano | Semestral |
0300031 | Gestão de Recursos Naturais | 1º ano | Semestral |
0300039 | Gestão e Ordenamento Silvicola | 1º ano | Semestral |
0300037 | Marketing de Produtos Alimentares | 1º ano | Semestral |
0300033 | Metodologias de Apoio à Decisão | 1º ano | Semestral |
0300041 | Métodos Quantitativos em Socio-Economia | 1º ano | Semestral |
0300027 | Curso de Especialização | 1º ano | 1º semestre |
0300026 | Opção I | 1º ano | 1º semestre |
0300025 | Opção II | 1º ano | 1º semestre |
0300032 | Biodiversidade e Conservação | 1º ano | 2º semestre |
0300065 | Curso de Especialização | 1º ano | 2º semestre |
0300038 | Desenvolvimento Regional Sustentável | 1º ano | 2º semestre |
03000851 | Métodos Estatísticos e Modelos de Análise Ambiental | 1º ano | 2º semestre |