Mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar

« Voltar

Apresentação

O presente ciclo de estudos destina-se a conferir competências a um nível avançado nos domínios emergentes tanto da Tecnologia como da Segurança Alimentar, pretendendo-se que os formandos adquiram uma atitude crítica que lhes permita uma intervenção competente no sector Agroalimentar. É igualmente importante que os alunos sejam capazes de desenvolver uma visão global e integrada da segurança alimentar ao longo de toda a cadeia de produção: “do prado ao prato”. Conferir formação profissional específica nas áreas dos produtos hortofrutícolas, dos produtos lácteos, da carne e do pescado, sectores de especial importância tanto regional como nacional. Estimular nos futuros profissionais a capacidade de aplicar novos conceitos a modos de produção tradicionais. Pretende-se ainda que os alunos se familiarizem com questões emergentes nas áreas da Tecnologia e da Segurança Alimentar, como sejam os alimentos transgénicos, os produtos com denominação de origem, os alimentos funcionais.

Objetivos

A tecnologia alimentar (TA) desempenha um papel crucial, no sentido de assegurar que os alimentos chegam ao consumidor final conservando as suas características organolépticas, nutricionais e ao mesmo tempo sendo seguros para o consumidor. Existem muitas oportunidades dos alimentos se deteriorarem, desde o momento da sua produção, até ao consumo. Estas perdas representam um prejuízo, quer em termos nutricionais, quer em termos monetários, especialmente em países em vias de desenvolvimento. Assim pretende-se familiarizar o futuro mestre com as operações unitárias e métodos que permitem a conservação dos alimentos, aumentado a sua estabilidade, e consequentemente o tempo de prateleira. O curso de mestrado pretende ainda conferir formação profissional específica, nomeadamente na área das tecnologias dos produtos lácteos, tecnologias dos produtos de origem vegetal e da transformação da carne e do pescado, sectores de especial importância tanto regional como nacional, os quais são determinares para as comunidades associadas a estas atividades. O desenvolvimento destes sectores, assenta numa diferenciação pela qualidade e pela especificidade, sendo assim fundamental estimular nos futuros profissionais a capacidade de aplicar novos conceitos a tecnologias de fabrico tradicionais, no sentido de melhorar a qualidade e a segurança destes produtos, mantendo as suas características peculiares, cuja diversidade constitui um património cultural valioso. Cumpre à área de Controlo de Qualidade (CQ) centrar-se na análise dos potenciais riscos para a saúde pública veiculados pelos alimentos e oferecer os recursos necessários para a elaboração, implementação, avaliação e validação de programas de Segurança Alimentar, promovendo-se a participação dos alunos no planeamento, execução e avaliação de ações concretas na prevenção e no controlo das doenças de origem alimentar. Finalmente, é importante que os alunos nesta área desenvolvam a capacidade de analisar e apresentar com rigor os conhecimentos atuais sobre os principais problemas de Segurança Alimentar, assim como a legislação em vigor em Portugal e na União Europeia.

Condições de acesso e ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos: a) titulares de licenciaturas em Ciências dos Alimentos, Ciências Agrárias, Ciências da Nutrição, Biotecnologia, Ciências Biológicas, ou áreas afins, ou de habilitações legalmente equivalentes; b) detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da UAc como atestando capacidade para a realização do mestrado e demonstre larga experiência na área do ciclo de estudos.

Saídas Profissionais

Indústria alimentar: processamento de alimentos, implementação de sistemas de qualidade e segurança alimentar, controlo de qualidade químico e microbiológico da produção e dos produtos e fiscalização de produtos alimentares; Apoio a funções de gestão, administração e marketing; Assessor, consultor e auditor nas áreas do curso; Investigador em projetos de desenvolvimento de novos produtos alimentares; Formador nas áreas de higiene e segurança alimentar.

Polo

Angra do Heroísmo

Código do Curso

9445

Créditos ECTS

120

Duração do Curso

2 Anos

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral, regime presencial em horário diurno


    Informação disponível em breve.


    Acreditações

  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Ef 2827/2011 de 18-03-2011

Unidades Curriculares

Código Nome Ano Semestre
0201440Controlo Estatístico da Qualidade1º ano1º semestre
0201493Gestão e Marketing1º ano1º semestre
0200995Higiene e Segurança Alimentar1º ano1º semestre
0201466Microbiologia Alimentar1º ano1º semestre
0201015Operações Unitárias1º ano1º semestre
0201464Química e Análise dos Alimentos1º ano1º semestre
0201483Alimentos Promotores de Saúde1º ano2º semestre
0201000Gestão da Qualidade1º ano2º semestre
0200977Percepção e Gestão do Risco1º ano2º semestre
0201443Qualidade da Água e Tratamento de Efluentes1º ano2º semestre
0201463Toxicologia Alimentar1º ano2º semestre
0201480Dissertação2º anoAnual

Unidades Curriculares Opcionais

Código Nome Ano Semestre
0201040Enologia1º ano2º semestre
0201029Tecnologia das Carnes e Pescado1º ano2º semestre
0201008Tecnologia de Produtos Agrícolas1º ano2º semestre
0200983Tecnologia dos Produtos Lácteos1º ano2º semestre