Mestrado em Engenharia Agronómica

« Voltar

Apresentação

O presente ciclo de estudos destina-se a fornecer competências a um nível avançado nos domínios das ciências agronómicas. Pretende-se oferecer formação capaz de dar aos alunos capacidades para desenvolverem uma visão global e integrada nas áreas das produções hortofrutícolas, da produção e conservação de forragens e das tecnologias dos produtos agrícolas, sectores de especial importância tanto a nível regional como a nível nacional. Tendo em conta estes pressupostos, serão fornecidos conhecimentos em agroecologia, delineamento experimental, biotecnologia agrícola, ciclos de nutrientes e proteção ambiental, projetos e tecnologias de rega.

Objetivos

O grande desafio que hoje se coloca ao desenvolvimento da agricultura é a procura da sua rentabilidade, baseada em princípios de sustentabilidade ambiental e económica e, assim, contribuir a sustentabilidade alimentar de uma população cada vez maior e mais exigente. Com o curso de mestrado em Engenharia Agronómica pretende-se conferir formação avançada nas áreas da Produção Integrada em Agricultura, da Produção e Tecnologia de Forragens, da Biotecnologia Agrícola, das Tecnologias dos Produtos Agrícolas, Enologia e da Jardinagem e Paisagismo, sectores de especial importância tanto regional como nacional. Todas estas valências, são reforçadas com a formação de base e específica ao nível do Delineamento Experimental, da Agroecologia, da Fertilização com preocupações ambientais, e das Tecnologias de Rega. O desenvolvimento destas áreas, deverá assentar numa diferenciação pela qualidade dos produtos e pela sua especificidade sendo, assim, fundamental estimular nos futuros profissionais a capacidade de aplicar novos conceitos e tecnologias de produção, no sentido de melhorar a qualidade dos mesmos. Finalmente, é importante que os alunos desenvolvam a capacidade de analisar e apresentar com rigor os conhecimentos atuais sobre os principais problemas relacionados com a produção agrícola, com a sua comercialização e transformação, ou seja, a sua sustentabilidade.

Condições de acesso e ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos: a) titulares do grau de licenciado em Ciências Agrárias, Engenharia Agrónoma, Silvicultura, Ciências Biológicas, Biotecnologia e áreas consideradas afins; b) detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da UAc como atestando capacidade para a realização do mestrado

Saídas Profissionais

Técnico e gestor em empresas de produção agrícola e de agrocomércio; Técnico e gestor em cooperativas, associações agrícolas e organizações de desenvolvimento rural; Consultor (elaboração, acompanhamento e avaliação de projetos) na área do meio rural; Técnico superior e dirigente na administração pública e em empresas ligadas ao sector rural e ao ordenamento do território; Formador na área; Investigador científico.

Polo

Angra do Heroísmo

Código do Curso

9520

Créditos ECTS

120

Duração do Curso

2 Anos

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral, regime presencial em horário pós-laboral.


    Informação disponível em breve.


    Acreditações

  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Ef 2824/2011 de 18-03-2011

Unidades Curriculares

Código Nome Ano Semestre
0200997Agroecologia1º ano1º semestre
0201041Biotecnologia Agrícola1º ano1º semestre
0201025Ciclos de Nutrientes e Protecção Ambiental1º ano1º semestre
0201023Delineamento Experimental1º ano1º semestre
0201014Projectos e Tecnologias de Rega1º ano1º semestre
0201040Enologia1º ano2º semestre
0201033Jardinagem e Paisagismo1º ano2º semestre
0201045Produção Integrada em Agricultura1º ano2º semestre
0201002Produção e Tecnologia de Forragens1º ano2º semestre
0201008Tecnologia de Produtos Agrícolas1º ano2º semestre
0200982Dissertação2º anoAnual