Licenciatura em História

« Voltar

Apresentação

O curso de 1º ciclo em História, na Universidade dos Açores, visa promover a proteção, estudo e valorização dos bens culturais e patrimoniais, assegurando uma formação de base nos vários domínios da história europeia, nacional, regional e atlântica. Esta formação é complementada com percursos alternativos em diversas áreas disciplinares: Património Cultural, Estudos Europeus e Política Internacional, Filosofia, Sociologia, Ciências da Informação e Documentação, e Geografia. Ao nível das competências, pretende qualificar para a continuação de estudos, de Mestrado e de Doutoramento, e para a investigação científica, a docência em História e Geografia no ensino básico e no secundário, administração pública ou privada, instituições europeias nacionais e internacionais e agências de desenvolvimento, quadros nas áreas da preservação, gestão e fruição do Património Cultural, da Museologia, Arquivística, Biblioteconomia e Documentação, bem como iniciativas empresariais próprias.

Objetivos

a) Conhecer as principais realidades culturais, sociais, políticas, económicas, estruturais e conjunturais das Histórias da Europa, de Portugal, dos Açores e do Atlântico ao longo de séculos. b) Reflectir sobre as marcas identitárias resultantes das vivências históricas estudadas. c) Desenvolver uma curiosidade bem orientada e um espírito crítico exigente. d) Saber como e onde obter informação para estudar qualquer assunto no âmbito da História. e) Ser capaz de desenvolver investigação própria a partir de documentos de arquivo, produções artísticas, vestígios arqueológicos, instrumentos do trabalho quotidiano, modos de organização do espaço, textos da época, tradições e práticas. f) Conseguir elaborar sínteses pessoais a partir de leituras não-unânimes. g) Saber planear e executar em todos os seus passos uma pesquisa científica em História. h) Demonstrar, pela qualidade das realizações, pleno domínio das regras de apresentação final de resultados. i) Saber pensar e comunicar oralmente e por escrito.

Condições de acesso e ingresso

Os interessados podem candidatar-se ao curso através de um dos seguintes concursos nacionais organizados pela DGES: Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público; e Regimes Especiais. Podem ainda candidatar-se através dos seguintes concursos especiais, organizados pela Universidade dos Açores: Concursos Especiais para Acesso e Ingresso na Universidade dos Açores (Maiores de 23 Anos, Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica, Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional, Titulares de Outros Cursos Superiores, Titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados); Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso; Concurso especial de acesso e ingresso do estudante internacional na Universidade dos Açores. Em todos os casos, a candidatura está dependente do cumprimento por parte dos candidatos das condições exigidas para o efeito. Para mais informação sobre os concursos nacionais e as condições de acesso e ingresso consulte a página de DGES em www.dges.gov.pt, e para informação sobre os concursos especiais, consulte os regulamentos disponíveis na nossa página de Internet.

Saídas Profissionais

Preservação, gestão e fruição do património histórico; Dinamização, programação e gestão cultural; Investigação científica em projetos relacionados com os Açores, Portugal, a Europa, o Atlântico e a lusofonia; Acesso ao mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, tendo em vista a docência.

Polo

Ponta Delgada

Código do Curso

9181

Créditos ECTS

180

Duração do Curso

3 Anos

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral ou tempo parcial, regime presencial em horário diurno.



    Acreditações

  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Ef 2839/2011 de 18-03-2011

Unidades Curriculares