Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais

« Voltar

Apresentação

O Mestrado foi estruturado de modo a proporcionar os conhecimentos e capacidades necessários ao Desenvolvimento profissional de gestores, economista e quadros superiores. Procura, ainda, facultar uma formação específica no domínio científico da gestão e da economia. Este programa, em termos de conteúdos, pode ser considerado como específico, focando-se em cada uma das áreas de especialização. Neste sentido tem como principais objetivos: proporcionar uma formação sólida e atualizada que permita ao profissional tomar decisões eficazes em diferentes contextos e posições de gestão; fomentar a utilização de métodos e técnicas de gestão e/ou de economia, de modo a que se utilizem conhecimentos de forma integrada na análise e resolução de problemas; e desenvolver capacidades de liderança, tomada de decisão e de comunicação oral e escrita necessárias para a compreensão e avaliação de situações complexas. O segundo ano deste programa compreende a elaboração de um trabalho de investigação.

Objetivos

O Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais tem como principais objetivos proporcionar uma Formação específica em gestão e economia nas diversas técnicas e instrumentos de suporte que permitam desenvolver capacidade de liderança, tomada de decisão e um conhecimento transversal a toda a organização. Estes objetivos são operacionalizados a três níveis: 1. Domínio técnico: compreende o conjunto de conhecimentos científicos técnicos necessários à compreensão e atuação ao nível da gestão em geral; 2. Domínio teórico: compreende os referenciais teóricos de cada uma das áreas disciplinares abordadas, as metodologias, as técnicas e os instrumentos que possibilitarão a correta atuação, decisão e desenvolvimento dos indivíduos em contexto de trabalho; 3. Domínio prático: compreende o fomento da capacidade autodidata de aprendizagem.

Condições de acesso e ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos: a) titulares do grau de licenciado em Gestão, Economia ou outra licenciatura considerada adequada para ingresso no ciclo de estudos; b) candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da UAc como atestando capacidade para a realização do mestrado.

Saídas Profissionais

Gestão geral: diretor geral, administrador ou diretor de uma área funcional ou divisão; Marketing: diretor de marketing, gestor de conta, gestor de produto e consultor de marketing; Finanças: diretor financeiro, auditor, analista de projetos, técnico de controlo orçamental e avaliação de empresas); Recursos humanos: diretor ou consultor de recursos humanos; Economia e políticas públicas: autor de estudos e projetos de cariz macroeconómico e microeconómico, colaborador na delineação e avaliação de políticas públicas com impacto na economia.

Polo

Ponta Delgada

Código do Curso

M149

Créditos ECTS

120

Duração do Curso

2 Anos

Regime de Estudo

Frequência a tempo integral, regime presencial em horário pós-laboral.



    Acreditações

  • Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
  • Direcção Geral de Ensino Superior
  • R/A-Ef 2850/2011 de 18-03-2011

Unidades Curriculares